O Centro Histórico Tombada como patrimônio histórico, o centro da cidade de Pirenópolis mantém ainda os casarões do século XVIII, igrejas e museus, aninhados sobre ruas de pedras quartzíticas e debruçados sobre o límpido Rio das Almas. É realmente encantadora!
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário Construída originalmente em taipa-de-pilão entre 1728 e 1732, é considerada o maior e mais antigo monumento histórico-eclesiástico do Estado de Goiás.
Veja mais...
Igreja de Nosso Senhor do Bonfim Construída em taipa-de-pilão entre 1750 e 1754, por iniciativa particular do Sargento-mor Antônio José de Campos. Ainda preserva em seu interior elementos artísticos originais.
Veja mais...
Igreja de Nossa Senhora do Carmo e Museu de Arte Sacra Construída em 1750, por iniciativa particular de Antônio Rodrigues Frota. Possui em seus interior belos elementos artísticos do século XVIII. O local abriga o Museu de Arte Sacra de Pirenópolis.
Veja mais...
Teatro de Pirenópolis Construído em 1899, por iniciativa particular, foi totalmente reformado em 2000 e hoje está aberto para shows, recitais, peças e espaço para eventos.
Veja mais...
Casa de Câmara e Cadeia Monumento urbano construído em 1733, desmanchado e transportado em 1919, é a antiga casa da intendência das Minas de NS Rosário de Meya Ponte.
Veja mais...
Cine-Pireneus Construído em 1919, originalmente em estilo neo-clássico, como teatro, foi reformado em 1936 no estilo art-decô, para funcionar como cinema.
Veja mais...
Ponte sobre o Rio das Almas Construída em 1946, no mesmo estilo da antiga, que era toda de madeira, é ponto de visitação pela beleza do lugar. Abaixo dela, um balneário público.
Ruas e casarões coloniais Retrato vivo da história de Goiás, o centro histórico preserva a arquitetura do período colonial.