Comendador Joaquim Alves de Oliveira
Grande benfeitor de Meya Ponte no século XIX. É devido a ele que a cidade de Meia Ponte não sucumbiu ao declínio das minas e ainda consequiu se manter como o principal núcleo agrícola e comercial de Goiás.
Conheça a história deste grande homem através do texto de Ubirajara Galli.
Veja mais...
Marechal Joaquim Xavier Curado
Nascido em Meya Ponte (antigo nome da cidade de Pirenópolis) logo nos primórdios do surgimento da cidade, Joaquim Xavier Curado tornou-se um grande herói nacional e conquistou títulos e glórias que muito poucos brasileiro conseguiram. Morreu como Tenente-general do exército brasileiro, Comandante do Exército do Sul, Comendador da Torre e Espada, Barão e Conde de São João das Duas Barras.
Veja mais...
Jarbas Jayme
Tratado respeitosamente por Professor Jarbas Jayme, é, certamente, o pai da historiografia de Pirenópolis. Grande genealogista deixou diversas obras sobre pessoas e famílias locais. Professor, jornalista, genealogista e historiador, seus trabalhos são, ainda, os mais avantajados e acurados estudos pirenopolinos.
Veja mais...
Luiz Gonzaga Jaime
Ilustre filho de Pirenópolis, que viveu entre 1855 a 1921, foi advogado, promotor de justiça, juiz de direito, professor, jornalista e senador. Contribuiu imensamente com a elaboração do novo Código Penal da República em seus dois mandatos no congresso nacional
Veja mais...
Antônio da Costa Nascimento
Mais conhecido como Tonico do Padre, foi multiartista: compositor, maestro, músico, pintor, poeta, desenhista, carpinteiro, marceneiro, professor e tantas outras virtudes que fizeram com que esta personalidade deixasse para posteridade um amplo legado em pinturas, desenhos e, principalmente, peças musicais.
Veja mais...
Luiz Gonzaga de Camargo Fleury
Genearca da Família Jaime e redator do Matutina Meyapontense, Luiz Gonzaga foi padre, juiz, redator, político, deputado e presidente de província no século XIX em Pirenópolis, antiga Meia Ponte.
Veja mais...
Coronel Chico de Sá
Personalidade histórica que viveu na virada do século XIX para XX, deixou vasta descendência e muitas obras, tanto no campo da política e sociedade como na construção civil. Nascido escravo e alforriado no ato de seu batismo, tornou-se hábil comerciante de gado, fazendeiro e dono de muitas casas. Foi vereador em vários mandatos e tinha o maior eleitorado da época. Sua influência dominava na política e é tido na memória como um homem de caridade.
Veja mais...
Sebastião Pereira - Bidoro
Exímio violonista e de alegria contagiante, Sebastião Pereira, o Bidoro como era conhecido, encantava a população com seu violão e alegrava as reuniões de Pirenópolis. Amigo de muita gente, figura ímpar de carisma inesgotável, incentivou e ensinou muitos jovens nas artes da música.
Veja mais...
Henrique Raimundo des Genettes
Francês, naturalizado brasileiro, viveu em Pirenópolis onde fundou o Colégio Senhor do Bonfim, descobriu minas de ouro, a famosa Cidade Perdida (Cidade de Pedra) e descreveu o Pico dos Pireneus com quase 3.000 metros de altitude, confundindo geógrafos da época.
Veja mais...