Benvindo a Pirenópolis
Benvindo a Pirenópolis

Reserva Ecológica Vargem Grande

Unidade de conservação da natureza (RPPN) localizada no município de Pirenópolis, interior de Estado de Goiás, distante 120 km de Goiânia e 150 km de Brasília. A reserva protege diversas fitofisionomias do cerrado e abriga 2 belíssimas cachoeiras, por isso é um dos melhores atrativos naturais da cidade.

A reserva como Unidade de Conservação da Natureza

A Vargem Grande carrega o nome de reserva por ser uma reserva verdadeira, uma RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural, um dos modelos de unidade de conservação da natureza previsto no SNUC - Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. Isto quer dizer que sua área foi registrada em cartório e no IBAMA como unidade de conservação permanente, de caráter perene, para sempre. Criada pela portaria do IBAMA nº 23 de 25/10/1996, com 390 hectares. Significa que o proprietário não pode mais desfazer a reserva, mesmo sendo uma área particular. A área pode ser vendida, mas quem comprar deve manter como reserva. Em compensação, há isenções de impostos territoriais e incentivos em programas públicos e privados. Como reserva há certas restrições quanto ao uso, mas é possível fazer uso como pesquisa, educacional e turismo.

Cachoeira Santa Maria

Uma das mais belas cachoeiras de Pirenópolis, a Santa Maria é um poço grande e fundo com uma queda de 5 metros e uma praia de areias finas e brancas. Distante 500 metros do estacionamento por uma trilha calçada que beira o Ribeirão Santa Maria. A trilha ladeia a mata ciliar de um lado e o campo cerrado do outro. Uma boa experiência para observar as diferenças entre estas fisionomias do cerrado. Próximo a cachoeira existe um quiosque que aos finais de semana e feriado serve bebidas e lanches.

Cachoeira do Lázaro

Um pouco mais longe da Santa Maria, a cachoeira do Lázaro fica há 1500 metros do estacionamento e recepção por uma trilha toda calçada em pedras de Pirenópolis. A trilha de acesso é em aclive suave e possui algumas escadas. Caminha-se por entre cerrado nativo, onde é possível avistar diversas espécies típicas de cerrado, como cagaitas, jatobás pequis, buritis e outras.

Além disso, existe uma diversidade mineral muito interessante. Anda-se sobre quartzitos, xistos e granadas. A cachoeira é um flanco de um grande dobramento geológico e, por causa disso, seus fluxos correm na diagonal. Nesta cachoeira, diferente da Santa Maria, o poço é raso e é possível banhar debaixo da queda.

Reserva modelo

A Reserva Vargem Grande vem se destacando como um modelo de atrativo turístico em ambiente natural. É uma reserva registrada; tem praticamento todos os caminhos, estradas e trilhas pavimentadas, sem processos erosivos; possui banheiros com fossas sépticas afastadas do rio; possui lanchonete, estacionamento e recepção; todos recebem sacos para lixo; possui guarda-vidas nos poços para banho e limpeza diária. Além, é claro, de uma biodiversidade nativa e bem conservada do que tem de mais belo no cerrado do Brasil.

Aberto todos os dias das 9h00 às 17h00. Mas só permitido a entrada até às 15h30. Cobra-se ingresso. Não possui restaurante, apenas lanches, refrigerantes e biscoitos na loja.

O atrativo conta com um site

Mostrando 1 itens em ordem aleatória. Alterar para ordem alfabética