Um passeio de rocha
Para se visitar o local, conhecido com Serra de São Gonçalo, é imprescindível a presença de um guia experiente, pois a caminhada é de dificuldade média a alta, variando entre 6 a 12 km de percurso, em trilhas sujas de mato e muito acidentadas. Não há cachoeiras ou córregos no local. A propriedade é particular.
O local foi decretado Monumento Natural Municipal em 04 de outubro de 2005 devido ao alto grau de relevância de suas formações rochosas, ao endemismo de espécies e à beleza cênica. Podemos avistar dobras, falhas e fraturas em quartizito e rochas sedimentares muito bem preservadas. Há uma grande variedade espécies de flora como veloziaceas, eriocaulaceas, bromeliaceas e liquens rochosos num ambiente espetacular e muito diferente do que se tem costume de ver. A Cidade de Pedra é considerada a maior cidade-de-pedra do Brasil.
Para fazer este passeio entre em contato com as agências locais e obtenha informações com antecedência. No segundo semestre, durante o auge da seca, não é um bom momento de visitá-la. Melhor época é de dezembro a julho. A estrada nem sempre está muito boa, às vezes se faz necessário um 4x4. Sem guia por lá, nem tente, o local é um labirinto. Ao contratar um guia, procure sempre um guia credenciado pelo Ministério do Turismo.
Consulte as agências receptivas locais para fazer este passeio.