Menu
Menu
Lupa

Herbário Digital

Coleção de plantas do cerrado brasileiro encontradas na região dos Pireneus, em Pirenópolis, Goiás. Espécies de mata, campos rupestres e cerrados

Hancornia speciosa

Nome científico
Hancornia speciosa Gomez
Nome comum
Mangaba
Classificação taxonômica
species
Descrição

Espécie arbórea de pequeno porte comumente encontrado na região de Pirenópolis em cerrados restritos e campos sujos. Produz frutos comestíveis, doces e muito saborosos, que são colhidos em outubro e novembro. Segundo a tradição, o dia de colher mangaba no campo é o dia de finados, 2 de novembro. Semi-decídua, perde boas parte de suas folhas na seca e suas folhas novas são vermelhas, muito lisas e vistosas. Produz abundante látex, tanto nas folhas, troncos e frutos. Daí que os frutos devem ser, preferencialmente colhidos no chão, já bem maduros, ou guardados para que mature e perca boa parte de seu látex, que faz colar os lábios e mucosas.

Uma curiosidade desta planta é que as flores aparecem praticamente junto com o fruto e alguns frutos surgem um pouco antes da floração, o que representa um longo período de quase um ano entre a floração e a frutificação. Isto é, as flores de um ano produzem frutos no outro ano.

Fruto comestível de paladar doce e saboroso; flores melíferas; látex.
Ocorrência
cerrado de encosta, campo sujo
Floração
de agosto a novembro
Frutificação
de dezembro a marco
Altura
árvore, até 2m
Folhas
opostas
Flores
brancas
Frutos
baga
elemento decorativo