image
image

Agenda de Eventos

Apresentação da Orquestra Jovem de Pirenópolis

22JUNsáb

/

22JUNsáb

EVENTO PASSADO, já realizado!

image

Evento musical

A Orquestra Jovem de Pirenópolis faz parte da Rede de Orquestras Jovens de Goiás, criada pelo Governo de Goiás em 2017, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico-SED. O projeto tem como objetivo a implantação do modelo do Instituto Tecnológico do Estado de Goiás em Artes Basileu França, com cursos de formação e capacitação nas mais variadas áreas do eixo Produção Cultural e Design, em especial a música e a dança.

Em parceria com as prefeituras e instituições diversas a Rede oferecerá cursos nos seguintes instrumentos: violino, viola clássica, violoncelo, contrabaixo, trompa, trompete, trombone, tuba, percussão e bateria, flauta doce e violão, além de canto coral.

Como resultado, espera-se a formação de diversos grupos musicais tais como orquestra sinfônica, orquestra de violões, corais, grupos de metais e de flauta doce, dentre outros. Com isso o projeto espera contribuir para a formação profissional em artes e o desenvolvimento da cultura no interior do Estado de Goiás.

Entre seus principais objetivos, o projeto prevê a qualificação e capacitação através da música a crianças, adolescentes e jovens, oriundos de diferentes contextos econômicos e sociais. O objetivo da expansão da Rede de Orquestras é fazer da arte um indutor da economia criativa, oportunizando a profissionalização e o despertar de habilidades e talentos, com prática orquestral e coral, em que o aprendizado musical especificamente, a prática coletiva da música, seja utilizada como meio de qualificação profissional.

As Orquestras Jovens do Estado de Goiás já são realidade nos municípios de Anápolis, Aparecida de Goiânia, Bela Vista de Goiás, Caldas Novas, Catalão, Goiânia-Noroeste,Itumbiara, Jaraguá, Palmeiras de Goiás, Pirenópolis e Trindade. As parcerias entre o governo de Goiás e as prefeituras locais têm sido fundamentais no processo de implantação dos núcleos que vem mostrando excelentes e rápidos resultados, tendo a maioria, realizado apresentações públicas de grande sucesso junto às suas próprias comunidades que adotam as orquestras como patrimônio próprio, identificadas com o ambiente social e cultural em que estão inseridas.

Ficha técnica do evento
Nome:
Apresentação da Orquestra Jovem de Pirenópolis
Datas:
Início: 22/06/2019.

Voltar à Agenda

image