Menu
Menu
Lupa

Escola e Banda de Música Phoenix do Mestre Propício

Centenária banda sinfônica de sopros que anima as festas tradicionais e eventos cívicos

imagem

Em 23 de julho de 1893, nasceu a Escola e Banda de Música Phoenix do Mestre Propício. Seu nome "Phoenix" deriva da mitologia grega, o pássaro que, quando morria, entrava em autocombustão e, passado algum tempo, ressurgia das próprias cinzas. Com esse espírito inovador e jovem, nasceu a 4ª Corporação Musical fundada em Pirenópolis, no dia do 26º aniversário de Joaquim Propício de Pina, aluno de Antônio da Costa Nascimento, o Tonico do Padre, maior expressão musical da cidade e que foi maestro da Banda Euterpe. Mestre Propício também dirigiu o Coro e Orquestra Nossa Senhora do Rosário, que se mantém até os dias atuais, sob a regência da Banda Phoenix.

Com a extinção da Banda Euterpe em 1930, a Banda Phoenix assumiu o seu acervo musical, tornando-se a herdeira das tradições musicais pirenopolinas e também a depositária do mais antigo acervo de partituras de Goiás. Tornou-se responsável pelas expressões musicais religiosas e profanas. Entre suas atuações, destacam-se as tocadas na Festa de Passos, Semana Santa, Festa do Divino, Corpus Christi, Festa do Rosário, entre outras tantas tradições locais, eventos cívicos, políticos e artísticos.

A Banda de Música Phoenix é uma entidade sem fins lucrativos, reconhecida como utilidade pública pela Lei Estadual nº 6.634, de 1967 e pela Lei Municipal nº 12/71, de 1971. Integra a rede de Pontos de Cultura e o Conselho Municipal de Política Cultural. Compõe a paisagem sonora das festividades locais. Em 2010, foi registrada, juntamente com a Festa do Divino Espírito Santo, como Patrimônio Cultural e Imaterial Brasileiro, pelo IPHAN. Tem como sede o secular Casarão da Banda Phoenix, localizado na Avenida Neco Mendonça, nº 12, construção que preserva a essência das características arquitetônicas da brasilidade, como o barro, madeira e pedra, prédio tombado em 1990 no conjunto do Centro Histórico da cidade.

elemento decorativo