Menu
Menu
Lupa

Artigos e notícias

Pirenópolis, a cidade dos Pireneus. Afinal, o que significa Pireneus?

Pirenópolis é a cidade dos Pireneus. Ganhou este nome em 1890. Antes chamava-se Meia Ponte. Ganhou esta nome devido à serra que circunda a cidade, a Serra dos Pireneus, que, por sua vez, segundo a tradição oral, ganhou o nome de Pireneus por alguns espanhóis que viviam na serra, por referência (alusão, semelhança ou saudosismo, sabe-se lá) aos Pireneus da Europa, cadeia de montanhas que divide a Península Ibérica do resto da Europa, divisa de Espanha com França.

Pirenópolis, a cidade dos Pireneus. Afinal, o que significa Pireneus?

Já o nome Pireneus vem lendas associadas à mitologia grega.

Pirene era uma moça que deixou Hércules muito encantado. Devia ser uma moça linda, maravilhosa. Depois de cumprir seu décimo trabalho, o Gado de Gerião, que o fez viajar até à Península Ibérica, um nobre fazendeiro, pai de Pirene, ofereceu uma estadia ao Hércules para que pudesse descansar. Nesta ocasião ele conheceu Pirene e se encantou com ela. Assustada com o assédio, Pirene tenta escapar, mas não consegue. Ora, quem consegue fugir de Hércules? O resultado desse enlace foi uma gravidez. Apavorada e grávida, Pirene foge, e com ajuda de conhecidos se esconde. Hércules insatisfeito e apaixonado a persegue. Foragida, Pirene dá a luz. De seu ventre nasce um ser em forma de serpente. A angustia e o desespero toma conta de Pirene, que num ato suicida põe fogo em si mesma. De seu coração em chamas sobre uma coluna de fumaça preta que atinge os céus. A notícia se espalha e lá de longe avisam o Hércules: olha aquela coluna de fumaça preta é a Pirene, que pôs fogo em si mesma. Hércules corre para salvá-la, mas não chega a tempo, encontrando-a incinerada. Desconsolado, ele convoca o titãs para ajudar a enterrá-la, colocando sobre seu túmulo pedras sobre pedras até atingir os céus. Assim nasceu os Pireneus na Europa.

Existem outras lendas, todas elas relacionadas com a mitologia grega de Hércules e sua paixão obsessiva. Aqui tem outra, em que Pirene, ou Pirenéia, é filha de Atlantis.

De toda forma, se nossos morros não se assemelham às montanhas nevadas dos Pireneus de lá, os Pireneus de cá é repleto de amontoados de pedras sobre pedras, que, ao liberar de nossa imaginação associativa, podemos ver túmulos das belas caiapós, que encantaram os deuses dos trópicos, mais velhos e menos violentos, é claro, que os europeus. Porque? Pela geomorfologia. Só visitando o local para entender.

Matéria publicada em 23/01/2025 às 13:22:57.

Voltar para notícias

elemento decorativo