Benvindo a Pirenópolis
Benvindo a Pirenópolis

ATENÇÃO!
Em vista de colaborar no combate à disseminação do COVID-19, a Prefeitura decretou o fechamento de pousadas, restaurantes e atrativos por 15 dias a partir de 19/03. Pedimos a compreensão neste delicado momento e escusas por não podermos receber visitantes.

Artigos e notícias

Voltar para notícias

O Museu das Cavalhadas em Pirenópolis lança site para pesquisa

Resultado de um projeto que reuniu diversos pesquisadores, o Museu das Cavalhadas lança um site com muitas informações relevantes para quem quiser pesquisar e saber mais sobre as Cavalhadas de Pirenópolis.

O Museu das Cavalhadas em Pirenópolis lança site para pesquisa

O Museu das Cavalhadas está localizado em Pirenópolis e guarda relevante acervo de objetos, imagens e documentos das Cavalhadas de Pirenópolis. As Cavalhadas de Pirenópolis é uma manifestação folclórica tradicional que reproduz as medievais batalhas dos Mouros contra os Cristãos na Península Ibérica durante cerca de 800 anos na idade média (de 700 a 1400 d.c)

O site tem como endereço virtual https://museudascavalhadas.com.br e possui, além de um histórico sobre o museu e sua fundadora Maria Eunice, amplo material de pesquisa que pode ser baixado e consultado. São diversas publicações, como trabalhos de conclusão de curso, monografias, dissertações, teses e etc. É, portanto, o melhor acervo de informações sobre Cavalhadas na internet.

A cavalhada é uma manifestação folclórica que acontece em diversas partes do Brasil. A Cavalhada de Pirenópolis é considerada como uma das mais vistosas e pujantes. Em Goiás, temos cavalhadas em diversas cidades, como a vizinha Corumbá de Goiás, cuja as cavalhadas correm em setembro, junto a festa da padroeira Nossa Senhora da Penha; tem também em Palmeiras, Pilar, Jaraguá e diversas outras cidades do estado. Cada localidade possui suas particularidades. Em Pirenópolis, por exemplo, não tem a princesa Floripa, o espião é uma onça e existe o mascarado "cabeça de boi".

Em Pirenópolis, as cavalhadas acontecem junto a Festa do Divino Espírito Santo, cujo momento máximo acontece no Domingo de Pentecostes, quando se inicia, no período da tarde, o primeiro dia das cavalhadas. São 3 dias de cavalhadas: domingo, segunda e terça. Sempre no período vespertino.

Venha conhecer as Cavalhadas de Pirenópolis e visite o Museu das Cavalhadas.

Matéria publicada em 23/01/2020 às 16:27:24.

Voltar para notícias

Image: img_poste.png