Benvindo a Pirenópolis
Benvindo a Pirenópolis

Artigos e notícias

Voltar para notícias

Quais as melhores cachoeiras de Pirenópolis

Como guia de turismo, sempre me perguntam: Qual a cachoeira mais bonita de Pirenópolis? Não é uma pergunta fácil de responder, já que todas as cachoeiras são belas e tem muitas, para todos os gostos. Por exemplo: tem cachoeira que não é indicada para crianças; outras são boas para idosos; tem umas que se caminha muito; algumas tem infraestrutura, como restaurante, por exemplo; outras são mais selvagens; e tem aquelas que estão fora do circuito turístico. Só para se ter uma ideia, Pirenópolis possui 14 empreendimentos que exploram turisticamente a visitação em cachoeiras, totalizando 37 cachoeiras ao todo. Mas tem mais, muito mais. Tem muita cachoeira em áreas particulares que não são abertas à visitação.

Quais as melhores cachoeiras de Pirenópolis
Cachoeira do Lázaro na Reserva Vargem Grande

Melhor então é descrever as mais procuradas e daí você pode escolher aquela que mais lhe agrada. Todas as cachoeiras de Pirenópolis, com exceção do Poção da Ponte, na cidade, cobram ingressos que variam, hoje, de R$30 a R$ 50,00. Bom, então vamos começar pelas mais perto, subindo a Serra dos Pireneus.

Usina Velha

É a cachoeira mais próxima, apenas a 3,5 km da Igreja Matriz. Dá até para ir a pé por uma trilha margeando o Rio das Almas. De carro, apenas 800 metros é de estrada de chão. É possível chegar com ônibus no local, desde que não seja muito grande. Já ônibus DD ou LD podem ficam no asfalto e fazer baldeação em carro menor ou caminhar os 800 metros.

A trilha que liga o estacionamento à cachoeira é de apenas 200 metros, sem grandes desníveis. O local não tem poços muito fundo, mas também não tem praia. É um rio muito empedrado e portanto existe um certo risco de escorregões em tempo de chuva. A Usina Velha, como o nome bem diz, era o local de uma antiga usina de força que foi construída aproveitando o desnível de uma cachoeira.

É apropriado para crianças, por conter poços rasos e trilhas curtas. Local ensolarado. Não é muito espaçoso, portanto em dias de temporada há superlotação. Existe ainda, mais acima da cachoeira principal, alguns poços e um lugar conhecido como Precipício, onde há um poço fundo e um pedra alta onde os rapazes pulam.

Existe uma pequena lanchonete no estacionamento.

Meia Lua

A Cachoeira Meia Lua, fica no mesmo rio da Usina Velha, um pouco mais acima. Dista 6 km da cidade e pega-se 2,5 km de estrada de chão. É uma cachoeira muito bonita, bem empedrada, sem praia e com poço fundo. Ideal para jovens que gostam de nadar e pular das pedras. No estacionamento tem uma pequena lanchonete. São apenas 200 metros de trilhas do estacionamento atá a cachoeira por escadaria calçada. Não é aconselhado para crianças e nem para idosos.

Reserva Ecológica Vargem Grande

Pode-se dizer, sem sombra de dúvidas, que esta é uma das mais belas e bem conservados locais de Pirenópolis. Por se tratar de uma RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural, registrada em cartório e no IBAMA, o local tem um rigor na preservação acima do normal. São 3 belíssimas cachoeiras com todas as trilhas de acesso pavimentadas com pedras de Pirenópolis.

Dista 11 km da cidade por estrada de chão. A estrada sobe a Serra dos Pireneus e existe um belo mirante no meio do caminho onde se avista a cidade e o relevo que a cerca.

Local indicado para crianças e idosos, pois a primeira cachoeira, a Santa Maria, fica a apenas 500 metros do estacionamento e tem um belíssima praia de areais fina e brancas. Já as outras 2 cachoeiras ficam mais distantes. A Véu de Noiva fica 1000 metros de distância e a Cachoeira do Lázaro a 1300 metros, por trilas pavimentadas.

No local tem lanchonete e banheiros

Parque do Coqueiro

Um pouco mais longe, distante 17 km de Pirenópolis, subindo a Estrada dos Pireneus. O Parque do Coqueira possui 2 belíssimas cachoeiras, a Cachoeira Garganta e a Cachoeira Coqueiro, no mesmo rio da Reserva Vargem Grande. As trilhas são todas pavimentadas com escadarias com corrimãos. A cachoeira Garganta tem poço fundo e grande, bom para quem gosta de nadar e tomar um bela ducha de cascata. Já a Cachoeira Coqueiro é mais rasa e mais fácil de chegar próximo à cascata.

Como o local é mais elevado, a água costuma ser mais limpa do que as cachoeiras do pé de serra. O cerrado também da região é muito bonito.

No local tem restaurante e lanchonete.

Cachoeira das Araras

Distante 18 km de Pirenópolis, sendo 16 de asfalto e apenas 2 km de chão, saindo pela GO-338, sentido Goianésia. É a cachoeira onde o carro para mais próximo. Indicado para idosos e até mesmo cadeirantes. O poço tem uma parte funda mais quase todo ele é raso, portanto indicado também para crianças.

No local tem restaurante e lanchonete. Também tem área de camping próxima e é possível alugar churrasqueira em quiosques.

Cachoeira do Rosário

Um pouco mais longe, distante 35 km, a Cachoeira do Rosário está entre as mais belas e mais bem conservadas da região. É uma cachoeira apenas mas de uma bela formidável. Com cerca de 30 metros de altura, sua águas aspergem formando arco-íris sobre as rochas. Nesta região, conhecida como Várzea do Lobo, as águas são cristalinas mesmo com chuvas intensas.

As trilhas são rústicas de bastantes desniveladas, portanto não são aconselháveis para idosos ou pessoas com dificuldade de caminhar. O poço é amplo e raso, apropriado para crianças. A trilha do cânion passa por meio da mata e sobe um corginho de águas muito cristalinas.

O local tem controle de visitação e serve alimentação. Aos finais de semana, o ingresso é incluso com a alimentação regional, farta, de auto-serviço. à vontade e servido no fogão a lenha.

Salto Corumbá

Apesar de não se localizar no município de Pirenópolis, o Salto Corumbá é uma bela cachoeira e está inserida no roteiro por ser na cidade vizinha, a apenas 40 km de distancia da cidade de Pirenópolis. Sem sombra de dúvida é a maior e mais imponente cachoeira da região. No local, existe um equipamento turístico bastante completo, com pousada, camping, bar, restaurante, piscina, toboágua... além de mais 3 outras menores cachoeiras, trilhas e vários poços.

O Salto Corumbá é excelente para toda a família, pois tem atividade e espaço adequado para crianças, jovens, adultos e idosos.

Mauro Cruz é editor deste site e guia de turismo credenciado.

Matéria publicada em 09/07/2019 às 17h15.

Voltar para notícias