Menu
Menu
Lupa

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário

Símbolo da tradicional cultura pirenopolina, esta majestosa e monumental igreja tem sob a sua vetusta edificação o retrato da história: do fausto aurífero. Considerada como o maior e mais antigo monumento histórico de Goiás, passou pelo abandono, a revalorização histórica, o infeliz incidente crepitante e, mais uma vez, sua reconstrução.

imagem

A igreja está aberta à visitação aos sábados, domingos, segundas-feiras, quintas-feiras e sextas-feiras, das 07:00 às 17:00h. Terça e quarta é fechado. Cobra-se, a título de manutenção, uma taxa de R$2,00.

A História da Igreja Matriz

imagem

Construída entre 1728 e 1732, esta igreja, considerada o maior e mais antigo monumento histórico de Goiás, já foi palco, e berço, de parte significativa da história e da arte da população goiana.

Veja mais..

A restauração

imagem

Tombada em 1941, como patrimônio nacional, somente em 1997 passou por uma restauração significativa, com técnicas adequadas ás normas internacionais de preservação.

Veja mais..

O Incêndio

imagem

Em 5 de setembro de 2002, apenas três anos após o término da restauração, a Matriz pegou fogo, destruindo em poucas horas o que, a custo, preservou-se durante séculos.

Veja mais..

A reconstrução

imagem

Sensibilizados pelas perdas, a sociedade se mobiliza para mais este desafio, reerguer as taipas e refazer esta santa casa, que tanto significa para a história do povo goiano.

Veja mais..

elemento decorativo