Menu
Menu
Lupa

Mulheres da Lagoa

25NOVsáb

/

26NOVdom

EVENTO PASSADO, já realizado!

Descrição

Estreia dia 25 de novembro em lagolândia na casa Mario Mendes e 26 em Pirenopolis no Cine Pireneus a premiada pesquisa e investigação acadêmica e artística em formato espetáculo Mulheres da lagoa com direção e dramaturgia de Juliana Mado numa circulação que passará por São Paulo, Brasília e dezembro desembarca em Goiânia no CCUFG. Um trabalho forte e importante sobre as mulheres do povoado de Lagolandia. Projeto contemplado pelo edital de Fomento ao Patrimônio material e Imaterial do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2023

As Mulheres da Lagoa são de Lagolândia, um povoado que faz parte do município de Pirenópolis-Go e que foi fundado por Dona Dica, ou ainda Santa Dica, uma líder comunitária e curandeira dos idos de 1920, com uma história de luta, perseguição e dedicação aos que dela se avizinharam.

Em cena estão mulheres performando suas próprias histórias e aquelas relacionadas ao lugar de onde elas vêm. O que se entrevê por meio dessas performances é um Brasil profundo, pautado por tradições populares religiosas e por um meio de vida intrínseco à terra e ao rio.

A estética do espetáculo contempla imagens, oralidades e cantos, que dão conta de uma parte da história de vida dessas mulheres e desse lugar.

O trabalho faz parte da pesquisa acadêmica de Juliana Mado, que investiga a performance de mulheres atuantes em tradições populares no contexto de uma montagem cênica, tendo como pressupostos teóricos os teatros do real, incluindo o aqui chamado teatro de não atrizes.

Sobre a pesquisa

Essa pesquisa se iniciou em maio de 2022, quando começaram os encontros-oficina com um grupo de mulheres de Lagolândia (ou Lagoa), um pequeno povoado de Goiás, que guarda histórias de embate com o poder local e tem o calendário regido por festas tradicionais, de janeiro a dezembro.

O trabalho faz parte de minha pesquisa acadêmica, que investiga a performance de mulheres atuantes em tradições populares no contexto de uma montagem cênica, tendo como pressupostos teóricos os Teatros do real, incluindo o aqui chamado Teatro de não atrizes, e os conceitos de oralitura, de Lêda Maria Martins.

Segundo Sílvia Fernandes os teatros do real funcionam como sintoma de uma cena plantada diretamente no terreno social, é como se a representação da realidade fosse inoperante e devesse ceder lugar à irrupção da própria realidade em cena (2013).

Em nossos encontros-oficina e no processo de montagem o intercâmbio de histórias transita entre memória, reconto, fofocas e trocas sobre os fazeres da vida. O feitio das coisas é sempre um elemento mediador para trocas e para as performances narrativas: a lida com o alimento, a casa, o trabalho, a festa, o cuidado com os familiares, a costura, o tear, os chás, as doenças, entre outras.

A dramaturgia do espetáculo foi construída a partir da estrutura geral das festas tradicionais da Lagoa. Mulheres da Lagoa é o ponto de chegada, no sentido de coroar um processo de criação, mas também é ponto de partida para uma investigação acadêmica e artística.

Serviço 1

Estreia/ circulação
Espetáculo: Mulheres da Lagoa
Data: 25 novembro às 20h00
Local: Lagolandia/GO na Casa Mário Mendes
Entrada Franca

Serviço 2

Espetáculo: Mulheres da Lagoa
Data: 26 novembro às 19h00
Local: Pirenópolis no Cine Pirineus
Entrada Franca

Ficha técnica

  • Direção e encenação: Juliana Mado
  • Atrizes criadoras: Abadia Camargo, Brigitt Cipriano, Doralice Vitovicz, Maria das Dores Camargo, Maria Torres (colaboração) e Waldetes Rezende.
  • Direção de arte: Izabela Nascente
  • Designer das projeções: Ana Póvoas e Victor Quixabeira
  • Criação de Luz: Fernanda Pimenta
  • Projeto gráfico e cenotecnia: Heitor Pinheiro
  • Escrita do título (projeto gráfico): Ana Flávia Maru
  • Iluminador: Roosevelt Saavedra
  • Produção: Larissa de Paula
  • Mídia digital: João Darte

Informações: Ass com : 62 99263-0562

Produção: Ju Mado: 62 98162-1241

Projeto contemplado pelo edital de Fomento ao Patrimônio material e Imaterial do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2023

Serviço
Nome do evento:
Mulheres da Lagoa
Datas:
Início: 25/11/2023 às 20:00:00. Fim: 26/11/2023.
Local:
Cidade de Pirenópolis - R. Comendador Joaquim Alves, 28 - Centro. Pirenópolis. Goiás. Brasil.

Divulgue seu evento em nossa agenda

Voltar à Agenda

elemento decorativo