Benvindo a Pirenópolis
Benvindo a Pirenópolis

Agenda de Eventos

EVENTO PASSADO, já realizado!

Mostra de Cinema Silencioso

28SETsex

/

30SETdom

Mostra de Cinema Silencioso

Mostra de cinema

CINEMATECA SANTA DICA

Arte, Cultura e História com o mundo mágico do cinema mudo na paisagem de Goiás

De 28 a 30 de setembro, acontece em Pirenópolis a Mostra de Cinema Silencioso da Cinemateca Santa Dica. O evento oferece um programa cultural inusitado ao público goiano e de Brasília, agregando a experiência do imaginário memorável do cinema mudo ao charme bucólico e pitoresco da cidade histórica. Serão três dias de programação intensa, envolvendo exibição de filmes e atrações artísticas no Cine Pireneus, a ainda debates, oficina, projeções na rua e festa com música e projeções de filmes das vanguardas. O programa contempla todos os públicos, de cinéfilos à comunidade e aos turistas, com acesso gratuito a todas as atividades. A realização do evento conta com apoio institucional do Fundo de Arte e Cultura de Goiás.

A CINEMATECA

O evento é uma iniciativa da Cinemateca Santa Dica, programa permanente de cultura audiovisual, fundado e coordenado por Andros Anderson, em atividade contínua desde 2013, em Pirenópolis, com ações sócio-culturais compreendendo a realização de mostras de filmes na cidade e nos povoados da zona rural, realização de cursos de formação e projetos com a rede de escolas públicas.

A CURADORIA

A Mostra de Cinema Silencioso tem curadoria de Andros Anderson e Ciro Inácio Marcondes, que buscaram privilegiar um panorama amplo de gêneros e estilos, do drama à comédia, do terror à ficção científica, com filmes significativos das primeiras três décadas de história do cinema, numa geografia que contempla Brasil, Alemanha, Suécia, Japão, Rússia, França e Estados Unidos.

A mostra oferece a experiência ímpar de assistir na telona ao antológico Limite, de Mário Peixoto, considerado por muitos críticos ao redor do mundo uma das maiores obras primas do cinema brasileiro. O programa apresenta dois filmes em sessões especiais, o hilariante Marinheiro de Encomenda, de Buster Keaton, com acompanhamento musical ao vivo, realizado pelo pianista Serge Frasunkiewicz, na sexta-feira, e o inesquecível O garoto, de Charles Chaplin, que será exibido após apresentação de performance de sapateado clássico, pela dançarina Olivia Orthof, no sábado. Haverá sessões exclusivas para crianças, com filmes de animação da época, e projeções de curta-metragem na fachada da Igreja Matriz, levando o cinema à rua, retomando seu contexto de origem. No sábado, o evento promove uma festa com música e projeção de filmes no jardim, promovendo a interação entre público e imagens no contexto social, como era no cinema de atrações do século 19. A curadoria oferece assim uma ampla experiência histórica do cinema, por meio dos filmes e dos acontecimentos que os envolvem. Na sessão de abertura, os curadores farão um bate-papo com o público, aberto para explorar um pouco mais sobre as impressões e o conhecimento do universo do cinema silencioso.

Andros Anderson é produtor cultural, professor e pesquisador de cultura visual, mestre pela Universidade de Brasília, radicado há oito anos em Pirenópolis, onde desenvolve projetos de educação e cultura, com foco em literatura, fotografia e cinema. Em 2013, fundou a Cinemateca Santa Dica, coordenando desde então projetos de audiovisual na cidade, e em 2017, fundou a Lucarna Casa Editorial, especializada na publicação de livros de arte, com o objetivo de impulsionar a Cultura Visual em mídia impressa na região Centro-Oeste.

Ciro I. Marcondes é professor, crítico e pesquisador de cinema e história em quadrinhos, doutor em Comunicação pela UnB, com passagem pela Sorbonne, assina semanalmente a coluna ZIP do portal Metrópoles, e é editor do site Raio Laser, referência em crítica de histórias em quadrinhos.

Programação

Dia 28, sexta-feira
9h O Mundo do Cinema Silencioso - Oficina com Ciro I. Marcondes Local: Centro Municipal de Artes Ita e Alaor
Mostra Infantil Cine Pireneus Exibição de curta-metragens de animação e comédias Sessão exclusiva para as escolas
16h Limite (Mário Peixoto, BRA, 1931, 120 min) - Cine-Pireneus
19h SESSÃO ESPECIAL DE ABERTURA - Apresentação do pianista Serge Frasunkiewicz, em acompanhamento musical ao vivo do filme Marinheiro de Encomenda (Buster Keaton, EUA, 1928, 110 min)
Bate-papo após o filme com os curadores Andros Anderson e Ciro I. Marcondes
23h Haxan: A feitiçaria através dos tempos (Benjamin Christensen, SUE, 1922, 120 min) - Cine-Pireneus
Dia 29, sábado
9h O Mundo do Cinema Silencioso - Oficina com Ciro I. Marcondes Local: Centro Municipal de Artes Ita e Alaor
Mostra Infantil - Cine Pireneus Exibição de curta-metragens de animação e comédias Sessão exclusiva para as escolas
11h O homem com a câmera (Dizga Vertov, RUS, 1929, 60 min) - Cine-Pireneus
15h A Turba (King Vidor, EUA, 1928, 98 min) - Cine-Pireneus
17h A Queda da Casa de Usher (Jean Epstein, FRA,1928, 60 min) - Cine-Pireneus
19h SESSÃO ESPECIAL - Apresentação artística Tempo Distraído Performance de Sapateado com Olivia Orthof. Exibição do filme O Garoto (Charles Chaplin, EUA, 1921, 60 min) - Cine-Pireneus
21h Cinema Móvel: Intervenções Visuais - Aurora (F.W. Murnau, EUA, 1927, 90 min). Projeção na rua, com exibição de curta-metragens na lateral externa da Igreja Matriz
23hCinema no Jardim: Festa de Confraternização - Discotecagem com projeção do filme Nosferatu (F.W. Murnau, ALE, 1922, 94 min) e curta-metragens das vanguardas, com chopp, drinks e pista de dança. Entrada franca. Local: Jardim do Restaurante Haikai - Rua do Lazer, 28 - Centro Histórico
Dia 30, domingo
10h - Ervas Flutuantes (Yasujiro Ozu, JAP, 1934, 120 min) - Cine-Pireneus.
15h - Lírio Partido (D.W. Griffith, EUA, 1919, 90 min) - Cine-Pireneus.
18h - Metrópolis (Fritz Lang, ALE, 1927, 120 min) - Cine-Pireneus.

Local

Cine-Pireneus

Voltar à Agenda