Benvindo a Pirenópolis
Benvindo a Pirenópolis

Agenda de Eventos

EVENTO PASSADO, já realizado!

A sua parte na arte

17SETseg

A sua parte na arte

Fórum sobre prevenção de incêndios em patrimônio cultural

O fórum visa oferecer noções básicas para envolver a sociedade pirenopolina enquanto protagonista no debate e participação efetiva nas ações para prevenção de incêndios e emergências para salvaguarda do seu patrimônio cultural.

O evento será direcionado à sociedade civil, com destaque para moradores, trabalhadores da construção civil, comerciantes, funcionários públicos e colaboradores de museus e monumentos locais. Serão apresentados temas de relevância para abordagem de noções de prevenção de incêndios no patrimônio histórico e artístico: acervos, monumentos e conjuntos históricos. Os debates apontarão as principais fragilidades encontradas nos bens culturais ,e, suas possíveis medidas de prevenção, proteção contra incêndios e preservação da vida e do patrimônio histórico.

Programação

9h30 às 10h00
Abertura
10h00 às 12h00 - Imóveis, monumentos e conjuntos históricos
Imóveis e monumentos históricos: Adequações em Edificações históricas e sistemas construtivos. Prevenção de incêndios e emergências em monumentos e conjuntos históricos. Pontos de fragilidades dos imóveis. Regularização de edificações e legislação. Experiências da profissional: Projetos executivos de PCI e memoriais descritivos. Com Milena Migoto
Conjuntos históricos: Adequações dos espaços urbanos e conjuntos históricos. Equipamentos urbanos de prevenção de incêndios e emergêcias. Acessos aos Monumentos. Pontos de fragilidades no urbanismo e vizinhança. Experiência da profissional. Com Karine Oliveira
14h00 às 15h30 - Acervos artísticos e documentais
Acervos e coleções: Adequações dos espaços de acervos. Prevenção de incêndios e emergências nos variados tipos de suporte. Pontos de fragilidades do espaço físico e acervo. Experiências da profissional: Diagnósticos e necessidades especiais de cada tipo de suporte. Com Cássia Reis Moura
Acervos documentais: Adequações dos espaços de acervos. Prevenção de incêndios e emergências para papeis e documentos. Métodos de acondicionamento. Pontos de fragilidades do espaço físico e acervo. Com Milena Bastos Tavares
16h00 às 18h00 - Ações efetivas
Corpo de Bombeiros Breves orientações sobre legislação e pré requisitos de prevenção de incêndios para os centros históricos. Apresentação de uso de extintores e ações preventivas efetivas. Orientações de ação e abandono de imóvel em casos de sinistros.
Soluções práticas Orientações para prevenção de emergências, adequação e segurança nas instalações prediais de elétrica, hidráulica e gás. Reconhecimento de materiais. Visita técnica ao Museu de Arte Sacra. Com Edinéa de Oliveira Ângelo
19h30 às 20h00
Encerramento

Ficha técnica

Edinéa de Oliveira Ângelo: Arquiteta e Urbanista. Especialista em Meio Ambiente, Patrimônio Cultural e Turismo pela Universidade Estadual de Goiás/UEG. Professora do Curso Técnico de Edificações, Agroecologia e Conservação e Restauro do Instituto Federal de Goiás /IFG.

Cássia Reis Moura: Formação em conservação e restauração de bens culturais móveis e imóveis. Restauradora de elementos artísticos e integrados. Consultora e pesquisadora, sócia ativa da Associação Paulista de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais/APCR.

Karine Oliveira: Arquiteta e Urbanista. Mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo IPHAN. Professora assistente da área de Projeto e Tecnologia da Construção na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Goiás/UFG.

Milena Bastos Tavares: Historiadora, documentalista e arquivista. Técnica em conservação e restauro. Responsável pelo arquivo documental histórico do Museu das Bandeiras - MUBAN da cidade de Goiás/GO no tocante ao atendimento à pesquisa, conservação preventiva, organização e manutenção do acervo e práticas arquivísticas.

Milena Migoto: Arquiteta e Urbanista. Especialista em Conservação e Restauração de Monumentos e Conjuntos Históricos pelo CECRE, Universidade Federal da Bahia/UFBA. Empresária na área cultural, consultora, gestora e coordenadora de projetos de grande impacto e palestrante.

Local

Centro de Artes Ita e Alaor

Horário

19h30

Voltar à Agenda