Benvindo a Pirenópolis
Benvindo a Pirenópolis

Cagaita

A cagaita, Eugenia dysenterica da família das Myrtaceae, é um fruto típico do cerrado, cerradão e matas. Frutifica entre os meses de outubro e novembro, porém em períodos muito curtos. Em poucos dias, praticamente toda a árvore matura seus frutos, cuja suculência e consistência macia favorecem o rápido apodrecimento. A cagaiteira é uma árvore de porte que pode atingir cerca de 5 a 7 metros de altura e um tronco acima de 40 cm.

O fruto da cagaiteira é de um amarelo intenso, muito suculento, doce e de sabor agradável. Seu tamanho é semelhante ao da jabuticaba, que são da mesma família. A cagaita, como o próprio nome sugere, possui efeito laxante, porém somente aqueles frutos colhidos no pé, bem maduros, ou catados no chão, que, por sinal são os mais saborosos, chegando a possuir uma pequena fermentação alcoólica natural, responsável pelo efeito laxante, mas que lhe confere um sabor inigualável.

Mas para quem não possui a sorte que encontrar um pé de cagaita carregado de frutos maduros e amarelinhos, a solução é consumí-la em sorvetes, geléias, doces e licores, feitos através da polpa congelada. Desta forma, o efeito laxante se perde, pois este efeito só existe na fruta madura, lá no pé.