Benvindo a Pirenópolis
Benvindo a Pirenópolis

Artigos e Notícias

Voltar para Notícias

02/04/2011

Uma Ponte à Meia Ponte

Acabei de receber uma monografia muito interessante sobre arqueologia em Pirenópolis: É a monografia de Danilo Curado entitulada "Uma Ponte à Meia Ponte". Trata-se de um estudo sobre a sociedade pirenopolina nos séculos XVIII e XIX com foco na segregação social do espaço urbano.

Uma Ponte à Meia Ponte

O estudo usou como fonte um relatório de arqueologia realizado durante as escavações feitas para a instalação das redes de fiação subterrâneas em 2002, quando colocaram os postinhos de luz no Centro Histórico; um olhar apurado sobre a arquitetura das casas antigas; e notícias impressas no jornal Matutina Meiapontense.

Ao final, o autor concentra-se nas ruas Direita e Santa Cruz. Duas ruas, que apesar de próximas, eram ocupadas por pessoas de classes sociais distintas. A Rua Direita, uma larga rua, mais asseada, era habitada por pessoas ricas, descendentes dos europeus, que viviam am amplas casas e usavam pratos de faiança finas para se alimentar de carnes e alimentos sólidos. Enquanto na Rua Santa Cruz, a antiga Rua dos Porcos, uma rua estrita e provavelmente não tão limpa, era habitada por ex-escravos e mestiços e que se alimentavam em malgas, pequenas tigelas para acondicionar alimentos pastosos e líquidos, como caldos, sopas, pirão e lavagens.

Leia na íntegra a monografia

Matéria publicada em 02/04/2011 às 16h42min.