Benvindo a Pirenópolis
Benvindo a Pirenópolis

Artigos e Notícias

Voltar para Notícias

05/09/2013

Silicose, a doença da pedra

A silicose é uma doença silenciosa causada pela inalação de pó de sílica. A mineração do quartizito gera riscos de contrair este mal, principalmente para quem trabalha na serraria. Mas todos que estão envolvidos, mesmo aqueles que trabalham na extração, podem contrair a doença. A silicose não tem cura e não há tratamento que faça a inversão da doença. Portanto, a única solução é a prevenção, como o uso de máscaras apropriadas, com o refil em bom estado.

Silicose, a doença da pedra

A sílica é um composto químico que forma minerais de alta dureza, como o quartzo, o topázio e a ametista. Também é o principal componente do vidro. A pedra de Pirenópolis, conhecida tecnicamente como quartizito micáceo, contém uma alta concentração de quartzo, consequentemente de sílica. Desde a explosão e extração das rochas na pedreira, até, e principalmente, a serração das pedras na serraria, finas poeiras são lançadas no ar e acabam sendo aspiradas pelo trabalhador. Em poucos anos, a sílica microscópica, livre e cristalina começa a se depositar nos alvéolos pulmonares e inflamar as células, gerando necroses, fibroses e perda da capacidade respiratória, o que afeta todo o metabolismo, levando a morte.

Muitos são os casos de mortes por silicose em Pirenópolis. Até poucos anos atrás, mineradores morriam da doença sem ao menos saber. Somente com a fiscalização do Ministério do Trabalho de forma mais intensa é que iniciou-se trabalhos de prevenção, apoio e tratamento da silicose. Ainda assim, muitos trabalhadores autônomos continuam trabalhando sem os devidos EPIs, mesmo nas áreas controladas por empresas. Por causa da demora em se previnir e alertar os trabalhadores do risco inerentes ao trabalho de mineração do quartizito, muitos estão morrendo hoje da doença contraída a alguns poucos mais de cerca de 10 anos para trás, quando não havia informação e amparo ao trabalhador.

Assista a este vídeo e compreenda um pouco mais sobre esta doença que assombra os trabalhadores da pedreira.

Uma ligeira curiosidade: A silicose também é conhecida por pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose, a maior palavra da língua portuguesa.

Matéria publicada em 05/09/2013 às 23h16min.