Benvindo a Pirenópolis
Benvindo a Pirenópolis

Artigos e Notícias

Voltar para Notícias

27/08/2018

ShakesPiri, um Shakespeare a la Pirenópolis

A Comunidade Educacional de Pirenópolis-GO (COEPI) há cinco meses realiza uma oficina de Teatro com o Projeto chamado ShakesPiri. Ao final do curso será apresentado ao público o espetáculo Romeu e Julieta do escritor inglês Shakespeare , clássico da Literatura Mundial.

ShakesPiri, um Shakespeare a la Pirenópolis
Os ensaios acontecem na Coepi

A Oficina conta com alunos de várias partes do país e naturais da cidade.

O Professor e estreante em Direção Cênica ,o Jornalista Paulo Carvalho nos conta que a peça é uma adaptação do Clássico Romeu e Julieta de Shakespeare para os tempos atuais em relação ao modo de vida do Pirenopolino. Jornalista e ator, Paulo Cabral chegou a Pirenópolis em Fevereiro deste ano dirige seu primeiro espetáculo de teatro.

– A gente começou a Oficina em abril deste ano e nos reunimos uma vês por mês todas as terças-feiras e com a ideia desde o começo de montar um espetáculo final como resultado desta oficina. E aí surgiu a ideia de montar os textos de Shakespeare e localizá-los em Pirenópolis-GO. Por isso o nome do espetáculo é ShakesPiri. Disse Cabral.

Um ambiente bem descontraído numa natureza exuberante onde as oficinas são lecionadas, não é difícil perceber a ansiedade e satisfação nos olhares dos alunos e estreantes no Teatro. Músicos, poetas, artistas plásticos, comerciantes, donas de casa participam juntos desta oficina de Teatro. Todos com um mesmo coeficiente em comum. Moram em Pirenópolis, seja pouco ou muito tempo.

Mateus Torrezane de 28 anos natural de Belo Horizonte-MG, poeta e morador de Pirenópolis-GO há um ano nos conta com alegria sobre sua participação na Oficina.

– O motivo que me trouxe até aqui foram ás práticas do Teatro mesmo. Era o que me interessava. Sou poeta e comercializo minhas obras para os turistas da cidade e vi a possibilidade de recitar minhas obras com mais facilidade participando da Oficina de Teatro. Ao decorrer no processo surgiu pra gente fazer uma brincadeira com Shakespeare, pois tínhamos que apresentar uma peça ao final da Oficina e escolhemos um clássico que aborda vários temas e que pode até brincar com a região.

Escrita entre os anos de 1591 e 1595, nos primórdios da carreira literária de Wiliam Shakespeare, a tragédia Romeu e Julieta é uma estória sobre dois adolescentes cuja a morte acaba unindo suas famílias, outrora em pé de guerra.

Julieta e Romeu são interpretados por dois jovens alunos da Oficina; Tilak Muller, que é natural de Pirenópolis e Karoline Lira, natural de Brasília e que mora há dois anos na cidade.

Ansiosos com espetáculo, Muller nos conta que está muito feliz em participar deste Projeto e nos revela que a peça irá abalar a cidade. Karoline Lira não esconde seu nervosismo antes a sua primeira estréia no Teatro e sua expectativa é bem positiva, diz.

O Espetáculo Romeu e Julieta do Projeto ShakesPiri tem sua estreia marcada para os dias 29 e 30 do mês de Setembro próximo, sábado e domingo às 16h em frente a Galeria de Arte Matutina 11 na Rua Matutina. O espetáculo é ao ar livre ao longo da Rua Matutina como um cortejo. Indicação livre para todas as idades.

Por: Herick Murad.

Atualização de 13 de setembro de 2018 Serão apresentadas, por fruto deste projeto, 6 peças distintas de Shakespeare. As apresentações dar-se-ão aos dias 29, 30 e 1 de outubro.

Matéria publicada em 27/08/2018 às 17h54min.

Os ensaios acontecem na Coepi
O diretor Paulo Carvalho
Tilak e Karoline, Romeu e Julieta