Benvindo a Pirenópolis
Benvindo a Pirenópolis

Artigos e Notícias

Voltar para Notícias

09/09/2013

Secult divulga os shows do Canto da Primavera em Pirenópolis

A Secult, Secretaria Estadual de Cultura de Goiás, promotora do Canto da Primavera, festival de música que acontece em Pirenópolis e está em sua 14ª edição, marcada para os dias 25 a 29 de setembro, revelou os nomes dos artistas contratados para os shows.

Secult divulga os shows do Canto da Primavera em Pirenópolis
Gilberto Gil fará no dimingo encerramento do evento

Serão 5 dias de eventos que contarão com as presenças da cantora Virgínia Rodrigues; do violonista Gilvan de Oliveira; do raper Emicida; do músico português Paulo Furtado, o The Legendary Tigerman; da cantora e compositora Fernanda Abreu; e, por fim, do cantor e compositor Gilberto Gil.

Além dos shows dos consagrados artistas, ainda teremos shows com músicos regionais, que estão em fase de seleção e as tradicionais oficinas, abertas ao público. Vamos aguardar.

Confira na íntegra o texto do matéria:

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult, Goiás), divulga a programação da XIV edição do Canto da Primavera, que será realizado entre os dias 25 e 29 de setembro em Pirenópolis. Neste ano, estarão na cidade turística cinco atrações nacionais e uma internacional, além dos 30 artistas goianos escolhidos por meio de curadoria independente (os selecionados serão divulgados nesta semana).

Na quarta-feira, 25, subirá ao palco na abertura do Canto 2013 a cantora revelação Virgínia Rodrigues, descoberta por Caetano Veloso durante ensaio do Bando de Teatro Olodum, em Salvador, em 1997. Virgínia Rodrigues é conhecida por levar a seu repertório canções populares e líricas influenciadas por música clássica, samba e jazz, numa mistura que integra ainda referências a entes do candomblé e umbanda. Sua voz prolixa e grave atinge desde notas agudas até tons mais graves. Virgínia possui em sua discografia quatro álbuns lançados (Sol Negro (1997); Nós (2000); Mares Profundos (2004); e Recomeço (2008).

Na quinta-feira, 26, quem se apresenta em Pirenópolis é o violonista Gilvan de Oliveira. O cantor, compositor, professor, arranjador e diretor musical possui formação clássica e é reconhecido por manter carreira no exterior, tendo tocado nos Estados Unidos, França, Portugal (onde dividiu um concerto com Cesária Évora), Cuba, Uruguai, Bélgica, Espanha, Alemanha, Lituânia e Itália. Entre os títulos recebidos por seu trabalho, estão o Troféu Pró-Música de Melhor Instrumentista de 1995, em Belo Horizonte, e o Prêmio Sharp de Música pelo CD Estação XV feito em parceria com o Grupo Teatral Ponto de Partida de Barbacena em 1996. Participou ainda do Festival Internacional de Violão do SESC Anchieta, São Paulo, ao lado de músicos como Baden Powell, Egberto Gismonti, Ralph Towner e Abel Carlevaro.

Na sexta-feira, 27, os destaques do Canto 2013 são o rapper Emicida e a atração internacional The Legendary Tigerman. Repórter e produtor musical brasileiro, Emicida é hoje considerado uma das maiores revelações do hip hop, em especial do underground hip hop nacional. Sua carreira teve início na década de 1990 e hoje Emicida acumula milhares de acessos no YouTube e cerca de 900 mil visualizações do seu perfil no MySpace. Neste mês de setembro, Emicida se apresentou ao lado de Caetano Veloso em badalado show no Prêmio Multishow, numa fusão entre "A Bossa Nova é Foda", do disco "Abraçaço", de Caetano, e a inédita "O Hip-Hop é Foda", do rapper paulistano.

Já The Legendary Tigerman é o nome artístico de Paulo Furtado, um artista, vocalista e músico português que mantém como peculiaridade o estilo de homem-orquestra (one man band). Ele consagrou carreira tocando guitarra e bateria sozinho em palco. Nascido em Moçambique, em 1970, Paulo Furtado se mudou aos dois anos para Viana e, em seguida, para Coimbra. Até hoje, lançou cinco álbuns: Naked Blues (2002); Fuck Christmas, I Got Blues (2003); In Cold Blood (2004); Masquerade (2006); e Femina (2009).

No sábado, 28, a grande atração do Canto 2013 é a cantora e compositora carioca Fernanda Abreu. Fernanda iniciou carreira na banda Blitz, na década de 1980, e, posteriormente, seguiu carreira solo influenciada pelo samba, sambalanço, disco music, rap, funk e pelo peculiar funk carioca. Em 2006, a cantora gravou o cd MTV ao Vivo dando nova roupagem aos seus sucessos solo e fazendo uma releitura de A Dois Passos do Paraíso, sucesso de 1983. A carioca já contabiliza na carreira onze álbuns lançados, sendo três deles com a Blitz.

E no domingo, 29, o destaque de encerramento do festival é Gilberto Gil. Ex-ministro da Cultura do Brasil, Gilberto Gil é um artista completo que se consagrou além da área musical. Político, cantor, compositor, multi-instrumentista, escritor, ambientalista, filósofo e intelectual brasileiro conhecido por sua inovação musical e por ser ganhador de prêmios Grammys, Grammy Latino e ser reconhecido pelo Unesco como “artista pela paz”, em 1999. Gil é ainda embaixador da ONU para agricultura e alimentação. Em sua carreira, já possui mais de 50 álbuns lançados, em sucessos embasados em rock, música africana, reggae e música popular brasileira.

Fonte: Secretaria Estadual de Cultura de Goiás

Matéria publicada em 09/09/2013 às 11h29min.

Gilberto Gil fará no dimingo encerramento do evento