Benvindo a Pirenópolis
Benvindo a Pirenópolis

Artigos e Notícias

Voltar para Notícias

04/02/2016

Quando o sol em Pirenópolis passa a pino

Muitos nunca pensaram nisso, outros nem percebem mas todos sentem o calor do sol nesta época do ano, janeiro e fevereiro. Uma curiosidade para ser observado nestes dias é o dia do zênite. A terra possui sem eixo inclinado e gira em torno do sol, por isso existem as estações do ano. Metade do ano o sol se declina para o hemisfério sul e noutra metade para o hemisfério norte, atingindo sua declinação máxima aos 23°27', que são as linhas dos trópicos. Para quem está entre os trópicos, vê durante dois dias ao ano o sol passar bem a pino por sobre sua cabeça, este ponto relativo da abóboda celeste conhecido por zênite.

Quando o sol em Pirenópolis passa a pino

Pirenópolis por estar a 15°51' de latitude, os dias do zênite são aproximadamente nos dias 5 de novembro e 5 de janeiro. Isso quer dizer que nos meses de novembro, dezembro e janeiro o sol está inclinado para o sul, projetando sombras ao norte, e no restante do ano para o norte, projetando sombras ao sul. Mas nos dias 05 de novembro e 5 de fevereiro, ao meio dia do relógio solar, teoricamente, não projetamos sombras nem ao norte, nem ao sul. São os dias sem sombra, mesmo sob luz do sol. Mas para perfeita observação, precisamos considerar nosso fuso horário e o horário de verão, que altera no relógio diferenciando-o do horário solar.

Portanto, preste atenção neste dias, 5 de novembro ou 5 de fevereiro, o dia do zênite, ou próximo a eles: por volta das 13h30, vá a rua, embaixo do sol e veja se há sombras nos postes. Para quê serve? Nada, apenas uma curiosidade.

Quer saber o dia em sua cidade: use esta ferramenta http://www.sunearthtools.com/dp/tools/pos_sun.php e boa sorte que o momento sempre é fugaz.

Matéria publicada em 04/02/2016 às 11h39min.