Benvindo a Pirenópolis
Benvindo a Pirenópolis

Artigos e Notícias

Voltar para Notícias

28/01/2006

Pirenópolis ganha um novo atrativo: a Ponte Pênsil

Pirenópolis ganha um novo atrativo: a Ponte Pênsil

O IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, órgão federal que cuida da preservação do Patrimônio, entregou no dia 27 de Janeiro de 2006 a Ponte Pênsil Dona Benta. A obra resgatou uma antiga passagem sobre o Rio das Almas, que antigamente era feita por uma ponte pênsil de cabo de aços. A nova ponte é diferente da antiga, que era menor, mais simples e mais frágil, mas foi contruída no mesmo lugar. Com uma arquitetura arrojada e com potencial para suportar até 700kg ou 100 pessoas, esta ponte liga o centro, através do largo do antigo Mercado Municipal ao Bairro do Carmo. Ela foi construída apenas para o trânsito de pedestres, sendo proibido o trájego de motocicletas. E para biocicletas, somente empurrando-as.

\r\n

Com largura de 2,50 metros e 42,50 m de comprimento, vence um vão de 30m de rio a uma altura de 10metros. Foi batizada com o nome de Dona Benta, senhora moradora de Pirenópolis famosa por contar causos e fazer brincadeiras, e também pelos doces.

\r\n

Com isso, Pirenópolis ganha mais um atrativo urbano, que comporá uma paisagem privilegiada da beira-rio, área que promote ser melhor arborizada.

Matéria publicada em 28/01/2006 às 16h06min.