Benvindo a Pirenópolis
Benvindo a Pirenópolis

Artigos e Notícias

Voltar para Notícias

09/02/2018

Pirenópolis eleva de categoria no Mapa do Turismo

O Ministério do Turismo atualizou, no dia 08 de fevereiro de 2018, o Mapa do Turismo Brasileiro e elevou Pirenópolis de categoria, passando da categoria B para a A. A categorização é por município e analisa 4 variáveis relativas ao sistema de hospedagem e fluxos turísticos: 1) Número de ocupações formais no setor de hospedagem; 2) Número de estabelecimentos formais no setor de hospedagem; 3) Estimativa do fluxo turístico doméstico; 4) Estimativa do fluxo turístico internacional.

Pirenópolis eleva de categoria no Mapa do Turismo

Pirenópolis foi o único município do estado a ser elevado a categoria A em 2017 e compartilha desta posição com mais 2 municípios: Goiânia e Caldas Novas. São 5 categorias: A, B, C, D a E. Os municípios inseridos na categoria A são aqueles que tem maior fluxo turístico e equivalente número de meios de hospedagem e empregos formais. Do outro lado, os de categoria E são os municípios que possuem inexpressivo fluxo turístico. A maior parte dos municípios goianos (51,81%) estão inseridos na categoria D. Veja mais em Mapa do Turismo Brasileiro

De fato, Pirenópolis tem crescido muito turisticamente nestes últimos anos. Já conta com 116 meios de hospedagem com cadastro no Ministério do Turismo (Cadastur), 14 agências e 21 guias de turismo. Isso é resultado das belas paisagens propiciadas por uma cidade sem prédios, bem arborizada, histórica, com calçamentos de pedras rústicas, cercada por uma serra com natureza preservada, rios e cachoeiras de águas cristalinas. Soma-se a essa beleza, a sua boa localização geográfica, próxima de um dos mais promissores eixo de crescimento do Brasil: o eixo Brasília - Goiânia. Esta região promete chegar a 10 milhões de habitantes em 2020. A elevação no Mapa do Turismo reforça a vocação e a dependência econômica do município com o turismo, que hoje, sem sombra de dúvida alguma, é a principal atividade econômica da cidade.

Matéria publicada por Mauro Henrique Dias da Cruz em 09/02/2018 às 12h13min.

Mapa do Turismo gerado em www.mapa.turismo.gov.br