Benvindo a Pirenópolis
Benvindo a Pirenópolis

Artigos e Notícias

Voltar para Notícias

06/08/2012

Pirenópolis, capital do Brasil. 120 anos de Missão Cruls

Essa é uma história que não nos ensinaram na escola! Mas, isso em Brasília já mudou - através da lei distrital, que incluiu como tema transversal nos currículos escolares da rede de ensino do DF, o tema Missão Cruls.

Pirenópolis, capital do Brasil. 120 anos de Missão Cruls
A comissão no quintal da casa do Dr. Olympio

A história é muito intrigante, imagina você que desde o século XVIII já se percebia a importância de transferir a capital do Brasil para o Centro-Oeste. O litoral era muito invadido, por ser grande e de difícil proteção.

Presidente Floriano Peixoto, 2º presidente do Brasil, em 1892, nomeou o cientista belgo-brasileiro Luís Cruls para uma missão - Explorar o Planalto Central, para escolher e demarcar o lugar mais apropriado para situar a futura Capital do País – Brasília, determinação dada pela Constituição de 1891.

Em Pirenópolis, Cruls dividiu o pessoal em quatro turmas, com o objetivo de percorrer o Planalto Central e demarcar os vértices do quadrilátero, encontrando-se posteriormente em Formosa (GO).

Foi realizado um levantamento minucioso sobre a topografia, clima, geologia, fauna, flora, recursos minerais e outros aspectos de uma região de 14.400 km2, reservado para o futuro Distrito Federal. Criando um pólo de interiorização do desenvolvimento, ideia abraçada e concretizada setenta anos depois com a construção de Brasília.

Sábado, dia 04 de agosto de 2012, aconteceu uma importante solenidade no quintal da casa do Dr. Olimpio Jayme. Quintal esse documentado através de foto que marcou a vinda daqueles cientistas em Pirenópolis. Esse encontro teve como finalidade comemorar os 120 anos da passagem do cientista Cruls e seus companheiros.

Momentos agradáveis que entraram na história de Pirenópolis, Dr. Olímpio Jayme com sua família receberam a todos que lá compareceram, tais como: diplomata Belga e autoridades locais e de outros lugares. A presença dos músicos militares do Batalhão Militar Presidencial foi uma atração a parte, divertindo a todos com clássicos da MPB.

Tudo isso, regado a uma exposição-varal do livro de Jarbas Jayme, palestras, além de uma deliciosa refeição.

Isso é Pirenópolis. Capital do Mundo!

Texto de autoria de Vera Lucena

Veja mais em http://www.pirenopolis.tur.br/cultura/historia/comissao-cruls

Matéria publicada em 06/08/2012 às 21h44min.