Benvindo a Pirenópolis
Benvindo a Pirenópolis

Artigos e Notícias

Voltar para Notícias

28/05/2013

Mountain bike em Pirenópolis é só o ouro

Pirenópolis já é destino consagrado para o ciclista há muitos anos, principalmente o ciclismo de montanha, conhecido como mountain bike. E a atividade vem crescendo a cada dia. Suas trilhas exigem um certo preparo físico, afinal a cidade é cercada de morros. Mas é justamente isso que faz com que o local seja ideal para a prática deste esporte. A beleza de suas cercanias com mirantes, cerrado ainda bem preservado e cachoeiras de águas claríssimas para um belo banho refrescante, alivia o cansaço do exercício e renova o vigor.

Mountain bike em Pirenópolis é só o ouro
Do alto da Pedreira

Dos caminhos consagrados, os mais usados pelos ciclistas de Pirenópolis e pelos turistas, são a Serra dos Pireneus, indo visitar o Parque; a volta pelo vale do São João; a subida do Morro do Pedro e a mais longa, a Várzea do Lobo e Cidade de Pedra. São trilhas de dificuldade moderada para alta. Afinal, logo de cara, o ciclista tem uma serra para transpor. O que imprime a dificuldade, além das ascenções, são as distâncias e o terreno. Em muitos trechos, roda-se sobre pura pedra e areia. As trilhas mais longas chegam a 70 km de percurso. E o desnível pode chegar a 500 metros em pouco menos de 7 a 8 km, como é o caso do Morro do Pedro.

Mas há também trilhas mais moderadas e fáceis. Estas não sobem a serra e rodam um pouco pelo asfalto. Mas nem por isso são menos belas. É lógico que não possuem os mirantes e cachoeiras. Mas em Pirenópolis, por todo lado é só beleza.

Para quem não conhece, ou por conforto e segurança, uma boa sugestão é entrar em contato com as agências locais e indagar sobre as trilhas, distâncias e dificuldades. Algumas agências promovem passeios ciclísticos, fornecem guias experientes e alugam bikes também.

De todo modo, é boa prática nunca se aventurar sozinho, principalmente se for trafegar por trilhas isoladas. Leve sempre água, alimentos, ferramentas e lanterna. E bom pedal!

Matéria publicada em 28/05/2013 às 15h09min.