Benvindo a Pirenópolis
Benvindo a Pirenópolis

Artigos e Notícias

Voltar para Notícias

08/01/2013

Mascarados de Pirenópolis ganham proteção em lei municipal

Tradicional figura folclórica de Pirenópolis e das cavalhadas espalhadas pelo Brasil, na qual a de Pirenópolis é a mais famosa e representativa, os mascarados são, por natureza, figuras polêmicas. Fazem três anos que os mascarados de Pirenópolis brigam contra as instituições públicas, tais como Ministério Público, Polícia Militar e Civil e o Judiciário, pelo direito de manifestar sua arte e folguedo sem serem identificados. O que julgam ser sua principal características, por isso saem mascarados. veja notícia

Mascarados de Pirenópolis ganham proteção em lei municipal
Mascarado com máscara de borracha

Depois de tanta luta e rebeldia, que culminou em 2011, com dois dias de cavalhadas sem um único mascarado nas ruas, em sinal de protesto, prefeito e Câmara sancionam uma lei que protege o anonimato e libera os mascarados de numeração e qualquer tipo de identificação.

Porém, como não podia deixar de existir, há um inciso que poderá gerar uma polêmica: É quando define que as máscaras dos mascarados devem ser de papel, papelão ou pano. Triste notícia para os mascarados de máscara de borracha. Estes não serão amparados pela lei. Será que serão perseguidos? Serão estes menos mascarados que os outros?

Confira a lei nº 720/12 de 18 de dezembro de 2012

Matéria publicada em 08/01/2013 às 17h38min.