Benvindo a Pirenópolis
Benvindo a Pirenópolis

Artigos e Notícias

Voltar para Notícias

09/06/2011

Largo da Matriz de Pirenópolis terá obras de revitalização

Largo da Matriz de Pirenópolis terá obras de revitalização

Iniciar-se-á no próximo dia 17 de junho as obras de revitalização do Largo da Matriz de Pirenópolis. Projeto que há 14 anos vem se desenrolando e que contempla a demolição do barracão atual e a construção de um novo salão com arquitetura compatível aos desenhos coloniais e melhores estruturas físicas para a secretaria e capela paroquial.
O Largo da Matriz, até a década de 1950, era um grande largo em terra batida sem nenhuma construção ou obra paisagística. Por causa de uma disputa de posse entre a prefeitura e a igreja, para a construção do prédio dos Correios, a área foi dividida. Próximo a igreja, na parte mais baixa do largo, foram construídos a casa paroquial e o salão com as dependências da secretaria da paróquia. E acima foi edificado o prédio dos Correios e a Praça Emanoel Jaime Lopes pela Prefeitura.
Com o próposito de resgatar o antigo largo, que proporcionava uma bela visão com destaque para a Igreja matriz na paisagem, o IPHAN elaborou um projeto que prevê a demolição do prédio do salão paroquial, as dependências da secretaria, a revitalização da praça e a construção de um novo prédio. A obra, segundo noticiado no site do Ministério Público Federal (veja aqui), foi licitada em R$ 1.428.203,50.
Se tudo correr conforme o projetado, teremos em Pirenópolis uma amplo espaço que valorizará ainda mais o Centro-Histórico e a Igreja Matriz, que foi tombada em 1941 e considerada como o maior e mais antigo patrimônio histórico-eclesiástico de Goiás.

Matéria publicada em 09/06/2011 às 09h25min.