Benvindo a Pirenópolis
Benvindo a Pirenópolis

Artigos e Notícias

Voltar para Notícias

17/03/2006

Jatobás - Os Magníficos

O jatobá é uma árvore que se distinque pelo seu porte. Uma das maiores árvores, tanto na mata quanto no campo. Existe o jatobá-da-mata e o jatobá-do-campo.

O jatobá-da-mata, Hymenaea courbaril, é uma árvore frondosa cujo tronco pode chegar a ter grandes diãmetros, a ponto de precisar de três pessoas para abraçá-lo e alturas fabulosas, 20, 30 metros ou mais, estando entre as maiores. Seu fruto é muito apreciado pelos primatas e produz uma seiva da qual se faz um remédio para problemas respiratórios, como a asma e bronquite. A medeira é de lei e muito pesada. É comum encontrarmos jatobás furados, por causa do processo de extração da seiva, e ocos por dentro por causa deste furo, mesmo assim, a árvore mantém-se viva e forte, devido a resistência de seu alburno.

O jatobá-do-campo, Hymenaea stignocarpa, não é tão grande quanto o da mata nem o tronco retilíneo. Mas, mesmo assim, ainda é, entre as árvores de campo, uma das maiores. Diferencia-se da espécie da mata por possuir tronco tortuoso, casca grossa, folhas e flores grandes. O fruto é praticamente o mesmo, sendo nutritivamente mais forte e com exudação de seiva aparente. Já no campo, onde é mais difícil o acesso aos primatas, seu fruto alimenta animais terrestres quando cai de maduro. Esta espécie, apesar de exudar mais resina que a outra, não é comumente utilizada para a extração de seiva para remédio.

Veja esta espécie em nosso Herbário Digital

 

Matéria publicada em 17/03/2006 às 13h51min.