Benvindo a Pirenópolis
Benvindo a Pirenópolis

Artigos e Notícias

Voltar para Notícias

23/03/2006

Igreja Matriz será entregue no dia 30 de março

Igreja Matriz será entregue no dia 30 de março

As obras da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário serão entregues no dia 30 de março próximo. As atividade iniciarão as 7:00h. Haverá missa, banda de música e discurso político. As obras da Igreja, destruída por um incêndio em setembro de 2002, ainda não foram finalizadas, continuará provalvelmente mais uns três meses. Será "inaugurada" por pressão do governador Marconi Perilo, que deixa, nesta data, o cargo de governador para se candidatar a senador, e quer deixar seu nome na plaquinha.

\r\n

O projeto de restauração foi proposto pela Sociedade Amigos de Pirenópolis - SOAP, entidade civil sem fins lucrativos (ONG), ao Ministério da Cultura, para ser contemplado pela Lei do Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. Esta lei autoriza o repasse de parte do imposto de renda de uma empresa, imposto este destinado a União, para projetos culturais. Na elaboração do projeto estiveram presentes os técnicos do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A obra foi tratada como restauração por se tratar de um acervo paisagístico fazendo parte do do conjunto paisagístico, motivo pelo qual a cidade foi tombada, apesar de ser a maior parte dela ter sido reconstruída. O valor do projeto ficou em cerca de cinco milhões de reais, provenientes de repasses do IR da CELG, Petrobrás, Caixa e BNDES.

\r\n

O valor histórico e cultural deste patrimônio é alto. Sua construção é datada de 1728 a 1732. Uma das características mais marcantes, que ficou preservado após o incêndio, é seu sistema construtivo em taipa-de-pilão, barro socado. As paredes laterais chegam a medir quase 2 metros de espessura por 10 de altura e 22 de comprimento. É uma construção ímpar que, para os moldes da época, é tida como monumental, de grandes dimensões. A parte artística, altares e retábulos, foram totalmente destruídos pelo incêndio, e não foram contemplados no projeto. De forma até que um tanto improvisada, resolveram colocar no lugar do retábulo-mor (altar) o retábulo da extinta Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, Igreja demolida na década de 1950, que ficava na atual Praça do Rosário, a praça do coreto. Este altar, de entalhamento barroco, é bem menor que o original da Igreja, mas é de uma talha um pouco mais rebuscada. Foi apenas erquido no local, não sofrendo nenhum processo de restauração ou acabamento. Fato este bastante sugestivo, o altar que outrora era dos decriminados negros escravos, toma hoje o principal lugar da Igreja dos brancos escravocratas. Grande ironia, talvez possa ser isto uma bela lição de nossa mamãe Maria Santíssima.

\r\n

visite o site da recontrução: http://www.matrizdepirenopolis.com.br

\r\n

Saiba mais sobre esta igreja.

\r\n

 

Matéria publicada em 23/03/2006 às 12h45min.