Benvindo a Pirenópolis
Benvindo a Pirenópolis

Artigos e Notícias

Voltar para Notícias

28/03/2007

IPHAN entrega a restauração da Casa de Câmara e Cadeia

A noite de 27 de março de 2007 foi marcada pela entrega da restauração do prédio da Casa de Cãmara e Cadeia de Pirenópolis. Este prédio, considerado monumento histórico do acervo de Pirenópolis, apesar de não ser do período colonial, foi construído em 1919 como réplica do original que existia ao lado da Igreja Matriz. Até 1999, o robusto sobrado, por incrível que pareça, ainda funcionava como Casa de Câmara e Cadeia, onde no pavimento superior estava instalada a Câmara Legislativa Municipal e no inferior a Cadeia Pública.

\r\n

Em 1999, a Câmara deixa o prédio, que já se encontrava em péssimo estado de conservação, e o pavimento superior acabou sendo ocupado provisóriamente pelo Corpo de Bombeiros, que logo o desocupa e ficando, ainda, o pavimento inferior como Cadeia. Em dezembro de 2005, a cadeia deixa o prédio e ele entra em processo de restauração pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

\r\n

Ao iniciar a restauração, o IPHAN encontra o prédio em péssimo estado, paredes e parte do telhado estavam prestes a ruir, o soalho de madeira do pavimento superior estava apodrecido e, por se tratar de uma cadeia, as janelas haviam sido parcialmente obstruídas com tijolos, a rede de água e luz estavam péssimas e o esgoto, no caso fossas negras, eram subdimensionadas. O projeto de restauração gastou 240 mil reais dos cofres federais, recurso do próprio IPHAN, e efetuou várias modificações: as 4 celas externas ao prédio e o pátio foram transformados em banheiros, cozinha e jardim. Internamente, no piso inferior, uma parede foi eliminada unindo 2 das 3 celas que existiam, formando uma ampla sala. O acesso ao pavimento superior foi modificado, ao invés da entrada externa, lateral, como uma íngreme escada de madeira sem corrimão, como havia, foi substituída a porta externa por janelas com grades e uma escada de madeira menos íngrime com corrimão de ferro. A novidade é um rústico elevador, justa exigência legal para portadores de deficiências e idosos.

\r\n

Nesta data de 27 de março de 2007, o IPHAN entrega formalmente à Prefeitura Municipal a Casa de Câmara e Cadeia restaurada. O projeto da prefeitura é fazer deste monumento, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de Goiás, o Museu de Imprensa do Estado de Goiás, uma vez que foi em Meia Ponte, antiga Pirenópolis, a sede do primeiro jornal do Centro Oeste, o Matutina Meiapontense, editado em 1830.

\r\n

Aproveitando o evento e cansados de promessas, os alunos da UEG de Pirenópolis fizeram uma manifestação reclamando o atraso da entrega do prédio da UEG. Chegaram durante o discurso do prefeito com apitaços e uma faixa com o apropriado dizer: "Chega de inauguração e enganação!. Queremos a ocupação da UEG já.", reinvindicando o espaço já inaugurado mas não entregue. Esperamos que isso não se repita com a Casa de Câmara e Cadeia e que realmente as promessas deste futuro museu não seja apenas instrumento para envaidecer políticos e abrilhantar discursos e que tenhamos, num futuro bem próximo, este museu de imprensa, justa homenagem à Pirenópolis, o berço da cultura goiana.

Matéria publicada em 28/03/2007 às 11h26min.