Benvindo a Pirenópolis
Benvindo a Pirenópolis

Artigos e Notícias

Voltar para Notícias

20/04/2006

Flores do Cerrado

Uma das características que mais impressiona no cerrado são suas flores. Para quem pouco conhece do cerrado, tem-se, à primeira vista, uma impressão de que o cerrado é um ambiente hostil, rústico, pobre e, às vezes, um tanto agressivo. Isto se dá pela aparência tortuosa e rugosa de sua árvores, o clima seco e árido em determinadas épocas e pela baixa fertilidade do solo, o que resulta em uma vegetação de pequeno porte. Mas, quando nos deparamos com uma flor do campo, como as canelas-de-emas, ou uma gonfrena, a rosa-do-campo ou as flores das Eriocauláceas, nos maravilhamos em ver como pode tamanho constraste. A beleza destas flores, tendo com pano de fundo o céu azul a a vastidão dos campos, é muito marcante.

Flores do Cerrado

O Cerrado tem o auge de sua floração nos meses de abril a julho, isto é, no início da seca. Daí, podemos afirmar que não há primavera no cerrado. No Cerrado, o certo é dizermos que há duas estações climáticas, a seca e as chuvas. Não há primavera nem outono.

Portanto, pessoal, para quem gosta de flores, visite os campos cerrados naturais neste meses. Em Pirenópolis, temos nestes meses, talvez, a melhor época para passeios na natureza: o cerrado está florido, a chuva findando deixa o céu límpido e azul, os rio e cachoeiras estão cheios e há a Festa do Divino, quando o povo está de alto astral por causa da chegado do Divino Espírito Santo sobre todos e todas.

Aproveitem!!

Matéria publicada em 20/04/2006 às 13h59min.