Benvindo a Pirenópolis
Benvindo a Pirenópolis

Artigos e Notícias

Voltar para Notícias

15/01/2010

Carnaval à Moda Antiga em Pirenópolis 2010

Pirenópolis em 2010 continuará reforçando sua opção por um carnaval cultural voltado para as manifestações locais com marchinhas, sambas, brincadeiras, fantasias e principalmente com segurança e organização. Uma proposta da Secretaria Municipal de Turismo e da Prefeitura que promete resgatar o carnaval sadio, tradicional e familiar.
O CARNAVAL À MODA ANTIGA tem como tema o clássico trio Colombina, Pierrô e Arlequim que estarão presentes na decoração de rua e alegorias.
Grandes eventos são manifestações que atraem um número considerável de pessoas à Pirenópolis todos os anos. O Carnaval das Cores em 2009 trouxe para a cidade cerca de 15 000 visitantes e estão sendo esperados para esse ano aproximadamente 20 000.
Para fazer frente à tarefa de recebê-los foi criada uma Comissão de Carnaval que está estruturando a programação e estabelecendo parcerias com diversas instituições e entidades civis como a ABIH, Abrasel, Convention Bureau, Comtur, Coepi, Guaimbê, Pirenópolis, Ontem, Hoje e Sempre e Grupo Renascença. Comissão, Secretaria Municipal de Turismo e demais secretarias municipais estabelecem conjuntamente ações específicas para licenciamentos, alvarás, instalação de banheiros químicos, confecção de placas, sinalização de trânsito, áreas de estacionamento e normas do uso do som automotivo.
Um plano de tráfego especial para a circulação de carros durante o período carnavalesco no centro histórico e proximidades está sendo implementado e a fiscalização será reforçada e rigorosa. A restrição ao uso de veículos será alvo numa campanha para sensibilizar moradores e visitantes.
Atenção especial será dispensada ao uso do som automotivo que será severamente coibido, uma vez que causa graves danos às frágeis construções antigas com o abalo das estruturas e deslocamento de telhas e descaracteriza o ambiente de cidade colonial e hospedeira de Pirenópolis.
A Polícia Militar que recentemente recebeu mais 6 viaturas equipadas vai ter seu efetivo reforçado, assim como o Corpo de Bombeiros, que também vai solicitar mais uma ambulância para melhor atender a comunidade. O turista também poderá contar com postos de primeiros socorros montados em pontos estratégicos da cidade.
Sérgio Rady, secretário municipal de Turismo, quer com o CARNAVAL À MODA ANTIGA privilegiar o turismo consciente e responsável: “Essa nova forma de turismo busca tornar os seres humanos mais sensíveis às questões sócio-ambientais, e é pautada na cidadania. Queremos fazer do morador e do turista parceiros na preservação dos patrimônios do nosso destino turístico. Turismo Responsável é uma opção socialmente e ambientalmente correta que traz benefícios aos anfitriões e visitantes, possibilitando maior integração entre as duas partes de forma respeitosa. As viagens e o turismo responsáveis devem e podem ser praticados como um meio de desenvolvimento pessoal e coletivo de acordo com a Organização Mundial do Turismo.
Pirenópolis visa a qualidade daquilo que oferece, em vez da quantidade, desejamos que o Turismo como atividade econômica possibilite um crescimento ordenado socioeconomicamente, cultural e ambientalmente sustentável”.
E de acordo com a orientação do secretário limpeza é outro item fundamental, para tanto, a Comissão está incluindo em todo material de divulgação a marca Piri Limpo, para motivar moradores e visitantes a seguir alguns princípios básicos nas suas operações, como gerar o mínimo impacto ambiental possível, colaborar com a limpeza pública, respeitar horários de coleta e o patrimônio.
Também vai ser fiscalizada a comercialização de bebidas nas ruas: apenas latas e garrafas plásticas serão permitidas; copos e garrafas de vidro terão seu uso restringido aos estabelecimentos.
A maior preocupação da Secretaria Municipal de Turismo e da Prefeitura é oferecer um carnaval tranqüilo, organizado, alegre, festivo garantindo a segurança das famílias de moradores, dos foliões e turistas que também queiram aproveitar esse período para descansar ou conhecer o patrimônio histórico, gastronômico, cultural e natural de Pirenópolis, destino turístico que oferece grande variedade de opções para o visitante.
Além de estruturada rede de pousadas, hotéis, bares e restaurantes, Pirenópolis tem para quem procura paz e sossego cerca de 20 hotéis-fazenda e mais de 60 opções de passeios e cachoeiras no seu entorno, sendo que pelo menos 25 atrativos com receptivos e portarias. A cidade possui ainda 3 agências de turismo, central de reservas, campings, imobiliárias e dois Centros de Atendimento ao Turista: o CAT da Rua do Bonfim (62 3331 2633) e o CAT do Portal de Entrada (62 3331 1397).
Durante os dias do Carnaval serão distribuídos 20.000 folhetos contendo informações sobre turismo responsável, respeito ao meio ambiente, programação e mapa de trânsito. Visitantes e moradores vão contar também com a orientação de fiscais de segurança auxiliados por monitores do programa PiriLimpo e voluntários.
Programação do Carnaval à Moda Antiga
O carnaval em Pirenópolis é considerado um evento cultural porque focado na transformação da histórica rua Direita em grande salão para um carnaval de época: os bailes, aos sábado, domingo, segunda e terça feiras, a partir das 21 horas, serão animados com as inesquecíveis marchinhas e sambas carnavalescos pela tradicional Banda Phoenix. A rua ao lado da Matriz nos anos 60 e 70 era o endereço do Praia Clube onde as famílias tradicionais realizavam seus bailes.
Há ainda, por parte da Comissão de Carnaval, vontade de incentivar a comunidade a formar blocos para integrarem uma programação mais ampla com a criação de cortejos onde os turistas possam se integrar. Por enquanto esta possibilidade está sendo trabalhada assim como a participação de grupos do movimento de cultura popular de Goiânia e outras bandas.
Matéria enviada pela Secretaria Municipal de Turismo de Pirenópolis

Matéria publicada em 15/01/2010 às 11h23min.