Benvindo a Pirenópolis
Benvindo a Pirenópolis

Artigos e Notícias

Voltar para Notícias

24/08/2006

Agência Ambiental reuniu-se com a comunidade para falar sobre o Parque dos Pireneus

Na terça-feira passada, dia 22 de agosto, a Agência Ambiental de Goiás, representantes do Conselho Consultivo do Parque dos Pireneus, representantes das prefeituras de Pirenópolis, Corumbá e Cocalzinho e diversos cidadãos, reuniram-se no Centro Caraívas para uma exposição das ações da Agência em relação ao Parque dos Pireneus. A ação faz parte do Projeto Parque Vivo, que está sendo promovido pela Agência com o objetivo de revitalizar e debater com a população os problemas relativos aos parques.

Agência Ambiental reuniu-se com a comunidade para falar sobre o Parque dos Pireneus

Na ocasião, o Sr. Paulo Dávila, diretor de ecossistemas da Agência, anunciou as seguintes ações: Está em andamento o aceiro contra queimadas em cerca de quase 40km de extensão por todo o perímetro e alguma vias internas, este deverá está terminado em 15 dias; Está sendo liberada a verba para a reforma da casa do supervisor Antônio Muller e da casa da fiscalização; Também será liberada a verba para o cercamento do parque, são 29km de cerca. Estas obras serão realizadas com dinheiro da própria Agência; Com recursos da AGDR, relativos ao TAC assinado por compensação de um trecho da estrada dos Pireneus, será feita, ainda este mês, duas guaritas, uma em cada portal; Será licitado a construção da fossa e instalação de energia elétrica para a casa do supervisor; Será oferecida a casa do Augusto para utilização como base de apoio aos guias de turismo; Será solicitado junto ao Batalhão Florestal, efetivo para ajudar na proteção do Parque; Será feito uma nova avaliação dos valores das indenizações dos antigos proprietários que estão em processo judicial; O Plano de Manejo deverá ser entregue até o final do ano.

Bom, de concreto, por enquanto, temos apenas o aceiro, que está sendo feito, o resto ainda é promessa. E para finalizar, subimos todos ao alto da serra para a soltura de uma águia cinzenta, Harpyhaliaetus coronatus , um indivíduo adulto que foi capturado a uns 15 dias atrás após uma briga ente dois machos. O Sr Pompeu, fazendeiro vizinho ao Parque, presenciou a luta e viu despencarem do céu dois machos adultos. Ao cair um deles fraturou a perna e o outro ficou bastante atordoado. Com a ajuda dos bombeiros, estas duas águias foram levadas para o cativeiro. A que fraturou a perna, passou por uma cirurgia, e até um pino de platina foi colocado na fratura. Segundo o cirurgião, a ave devia ter uma boa idade, pois já havia sinais de osteoporose. O outro, mais forte e jovem, foi alimentado e parecia estar pronto para se solto. Infeliz tentativa, o penoso não voou e foi obrigado a voltar para a gaiola. Para saber mais sobre esta ave que está ameaçada de extinção,veja aqui

Matéria publicada em 24/08/2006 às 16h15min.