Benvindo a Pirenópolis
Benvindo a Pirenópolis

Fauna e Flora

Pirenópolis mantém sua natureza preservada. É possível observar em seus morros circundantes a vegetação nativa do Cerrado. E a fauna nativa é avistada não só no cerrado como na cidade, repleta de grandes quintais de árvores frutíferas.

Flora

Umburuçu (Pseudobombax longiflorum)

Considerada uma das maiores biodiversidades florísticas do mundo, o Cerrado abriga a vegetação mais antiga do continente. Conhecido por suas belas flores e seus arbustos retorcidos, sempre impressionam o amante da natureza em seus estudos. Conheça um pouco desta riqueza.

Visite nosso Herbário Digital

Galeria de imagens

Fauna

Suim ou mico-estrela (Callithrix spp)

Nem tão rica como a de outros ecossistemas brasileiros e ainda bastante ameaçada pelos desmatamentos e queimadas, a fauna do nosso Cerrado mantém suas peculiaridades devido a diversidade de tipos de vegetação. Os animais mais típicos são: lobos-guará, emas, seriemas, gaviões, urubus-reis, répteis, raposas, etc. Em Pirenópolis, devido às altitudes e formações rochosas, é comum o avistamentos de aves de rapinas raras, como águia-cinzenta, águia-chilena, urubu-rei e diversos outros gaviões. Dentro da cidade a fauna também é farta, é possível avistar com freqüência tucanos, frango-d´água, maritacas, micozinhos, etc.