Benvindo a Pirenópolis
Benvindo a Pirenópolis

Agenda de Eventos

Artesanal Beer & Food

20ABRsáb

Artesanal Beer & Food

Circuito de gastronomia e bebidas artesanais

A Artesanal Beer&Food tem como objetivo estimular a produção local e levar uma experiência gastronômica, sensorial e social aos participantes.

Cervejas artesanais dos mais diferentes sabores e aromas, comida artesanal, e um mercado com produtos fabricados por produtores locais disponíveis para compra, tudo em um mesmo espaço. Esta é a aposta do Festival Artesanal Beer&Food, que será lançado no próximo dia 20, durante o feriado da Semana Santa, no Buteko do Chaguinha, em Pirenópolis. A animação fica por conta da Banda Tripop e de DJs convidados. Os participantes poderão ainda saborear um delicioso churrasco fogo de chão, pães e queijos, além de uma grande variedade de chopps artesanais, e para finalizar sobremesas produzidas artesanalmente.

O evento está sendo organizado pelos empresários Fernando Jorge; Tiago Franco; Hugo Siqueira; com a coordenação de Tom Rufino e Frederico Costa. O objetivo, segundo os organizadores do Festival, é estimular e valorizar a produção local, a partir da prática da bebida e da comida artesanal, levando ainda em consideração a diversidade de sabores e a sustentabilidade. O circuito Artesanal Beer&Food passará por quatro cidades nos próximos meses, Goiânia, Rio Verde, Pirenópolis e Anápolis, reunindo além das cervejas, cachaças, doces, queijos, carnes e até mesmo utensílios, como facas artesanais.

A tendência da gastronomia artesanal

Muitos setores têm explorado produtos especiais e inusitados para atrair clientes. Com as cervejas artesanais um novo público está surgindo, valorizando os produtos locais e a qualidade das produções em pequenas escalas. De acordo com a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), em dez anos o Brasil foi de 70 para 700 cervejarias, fora as que não possuem registro. Em 2018, por exemplo, cerca de 185 novas fábricas foram registradas, um crescimento de 35% no ramo.

Diferentes estudos sobre tendência em gastronomia também apontam para a produção artesanal, principalmente para produtos como conservas, geleias, temperos, embutidos e bases para outros pratos. Grandes chefs privilegiam, em suas produções, itens essencialmente artesanais para apoiar produtores locais e trazer originalidade a suas produções.

Cervejarias participantes

  • Santa Dica
  • Lola
  • Leopoldina
  • Vila Boa
  • MJ
  • Cavalo Louco
  • Oktos
  • Seresta
  • Russian Bear

Local

Buteko do Chaguinha

Horário

12h00

Voltar à Agenda