Benvindo a Pirenópolis
Benvindo a Pirenópolis

A Rua do Lazer

A Rua do Lazer é hoje um atrativo consagrado de Pirenópolis. É o ponto de encontro de festas, shows, gastronomia e lazer. Uma quadra da histórica Rua do Rosário com vários restaurantes e bares que servem uma diversificada gastronomia, instalados em casas dos estilo colonial, iluminada por postes de luz de um amarelo romântico. Há quem venha à Pirenópolis apenas para curtir a Rua do Lazer, sua noite e seus agitos.

Histórico

Sua história é muito interessante: de uma pacata rua residencial, habitada por tradicionais moradores, virou uma agitada rua de comércio, que durante os finais de semana adentra as madrugadas com o agito noturno de bares e restaurante com música ao vivo e mesas e cadeiras pela rua e calçadas, repletas de turistas, pirenopolinos e artistas mambembes.

Este trecho da Rua do Rosário foi decretado rua de lazer em 13 de maio de 1997 através de um decreto municipal de número 614/97. Resolvi contar a história da rua através de entrevistas, nada mais indicado para falar desta carismática rua, do que aqueles que a fizeram e que a utilizam. Não podia deixar de ser: começo então com a entrevista a Edna Lucena, a proprietária o Aravinda, quem deu o pontapé inicial.