Benvindo a Pirenópolis
Benvindo a Pirenópolis

Agenda de Eventos

EVENTO PASSADO, já realizado!

Semana das Dores, Festa de Passos e Semana Santa

23MARsex

/

01ABRdom

Semana das Dores, Festa de Passos e Semana Santa

Evento religioso

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, pastorais e movimentos, unidos a Irmandade do Santíssimo Sacramento no ano do jubileu de 290 anos de sua fundação, que desde seu surgimento vem promovendo em Pirenópolis as celebrações da Paixão do Senhor, com todo esplendor, piedade e devoção, convida a todo povo de Deus a celebrar o Mistério Pascal, Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, fato primordial de nossa fé e centro de toda liturgia da Igreja.

As celebrações se darão nesta histórica e bela Cidade do interior goiano, cuja programação tradicional (liturgia e paraliturgia) constam neste programa elaborado pela paróquia e seus colaboradores, mas ressalva-se ainda que além dos eventos listados ocorrerão outras celebrações na cidade, e nos povoados e capelas do município.

PROGRAMAÇÃO

Semana das Dores
Setenário de Nossa Senhora das Dores

16 a 22 de março de 2018.

18:00 horas – Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário.

Festa de Passos
Procissão de Nossa Senhora das Dores

23 de março de 2018 (Sexta-feira das Dores) Horário: 19:00 horas – Igreja Matriz N. Senhora do Rosário Itinerário da procissão: Largo da Matriz, Rua Direita, Trav. Santa Cruz, Largo de Santa Cruz, Rua Nova, Largo da Matriz e Igreja Matriz, onde haverá Santa Missa. Durante a procissão a Orquestra Nossa Senhora do Rosário executará em latim os tradicionais Moteto das Dores.

Procissão de Nossa Senhora dos Passos

24 de março de 2018 (Sábado dos Passos) Horário: 19:00 horas – Igreja Nosso Senhor do Bonfim.

Itinerário da procissão: Largo do Bonfim, Rua Aurora, Largo do Rosário (Pça. do Coreto), Rua Pireneus, Largo da Câmara e Cadeia (Museu do Divino), Ponte do Carmo, Largo e Igreja do Carmo, onde haverá Santa Missa. Durante a procissão a Orquestra Nossa Senhora do Rosário executará em latim os tradicionais Moteto de Passos.

Procissão do Encontro

25 de março de 2018 Horário: 18:30 horas – Igreja N. Sra. do Carmo. 19:00 horas – Igreja Matriz do Rosário.

Itinerário da procissão: Das supracitadas Igrejas saem as imagens: Senhor dos Passos com os homens (Igreja do Carmo), e Senhora das Dores com as mulheres (Igreja Matriz) e se encontram no Passo do Encontro na Rua Direita, onde haverá o pungente Sermão das Sete Palavras. Já unidas, formando uma só procissão, seguem para a Igreja Matriz para Missa. Durante a procissão a Orquestra Nossa Senhora do Rosário executará em latim os tradicionais Moteto de Passos nos Passos da Paixão (pequena capela/altar).

Semana Santa
Procissão de Ramos

25 de março de 2018 Horário: 08:00 horas – Igreja Nosso Senhor do Bonfim.

Itinerário da procissão: Largo do Bonfim, Rua Aurora, Largo do Rosário (Pça. do Coreto), Rua Pireneus, Largo da Câmara e Cadeia (Museu do Divino), Av. Beira Rio, Rua do Rosário, Largo da Matriz e Igreja Matriz, onde continuará a Santa Missa no Largo da Matriz. Durante a procissão a Banda Phoenix executará dobrados tradicionais de seu repertório.

Segunda-feira Santa

26 de março de 2018

Horário: 19:00 horas – Santa Missa

Local: Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. Após a celebração Procissão do Depósito do Passos. Itinerário da procissão: Largo do Matriz, Rua do Bonfim, Largo do Bonfim e Igreja Nosso Senhor do Bonfim, onde haverá o tradicional canto do Perdão.

Terça-feira Santa

27 de março de 2018

Horário: 19:0 horas – Santa Missa. Em seguida, meditação das Sete palavras de Jesus.

Local: Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário.

Quarta-feira Santa

28 de março de 2018

Horário: 19:00 horas – Santa Missa

Local: Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário.

Tríduo Pascal
Quinta-feira Santa

29 de março de 2018

Horário: 09:00 horas – Missa do Crisma – Catedral Bom Jesus.

Horário: 20:00 horas – Igreja Matriz N. Senhora do Rosário. Missa In Coena Domini – Ceia do Senhor, cantada em Latim pela Orquestra Nossa Senhora do Rosário, que executará a Missa Del Moro. Ao fim da celebração, rasoura no adro da igreja com a hóstia consagrada, que é levado para o altar da reposição na Capela do Santíssimo, onde haverá vigília até as 15:00 de Sexta-feira Santa. Após a Santa Missa, encenação da Prisão no Largo da Matriz.

Sexta-feira Santa

30 de março de 2018

08:00 – Via-crucis encenada, saindo da Paróquia Santa Bárbara.

15:00 – Solene Ação Litúrgica/Adoração da Cruz – Igreja Matriz do Rosário.

19:00 – Cerimônia do descendimento da Cruz, iniciando a Procissão do Enterro do Senhor na Igreja Matriz, na qual a Verônica cantará o O Vos Omnes, o Coro executa o Heu e Pupilli (em latim) e a Banda tocará as tradicionais Marchas Fúnebres de seu repertório.

Itinerário: Rua Direita, Travessa Santa Cruz, Largo de Santa Cruz, Rua Nova, Largo da Matriz e Igreja Matriz, onde haverá a distribuição das flores do esquife.

Sábado Santo

30 de março de 2018

07:00 – Ofício das Almas na Matriz e Procissão para o cemitério.

20:00 – Solene Vigília Pascal na Igreja Matriz. Ao término da celebração Procissão da Ressurreição no Largo da Matriz.

Domingo de Páscoa

01 de abril de 2018

08:30 – Procissão de Páscoa pelo itinerário tradicional.

09:00 – Missa em solene em Ação de graças pelos 290 anos da Irmandade do Santíssimo, cantada em Latim pela Orquestra Nossa Senhora do Rosário, que executará a Missa Del Moro.

12:00 – Tocata com a Banda de Música e saída da Coroa do Divino no adro da Igreja Matriz do Rosário.

20:00 – Missa Festiva na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, onde ocorrerá a chegada da Coroa do Divino.

Avisos
  • Pede-se a desobstrução do itinerário das Procissões com duas horas de antecedência. Por favor, não estacionem nestas vias!
  • Pede-se a todos para que compareçam as celebrações com trajes adequados.
  • As crianças vestidas de anjos deverão ir à frente dos andores nas procissões.
  • Contribua com seu silêncio durante a execução os Motetos, para que assim todos possam escutá-los.
  • Na Procissão do Encontro, os homens acompanham a imagem de Nosso Senhor dos Passos e as mulheres acompanham a imagem de Nossa Senhora das Dores.

Local

Igreja Matriz e ruas da cidade

Voltar à Agenda