Benvindo a Pirenópolis
Benvindo a Pirenópolis

Agenda de Eventos

EVENTO PASSADO, já realizado!

Camerata Filarmônica de Goiás

11AGOsex

Camerata Filarmônica de Goiás

Orquestra de Cordas

A Camerata Filarmônica de Goiás realiza sua primeira turnê em agosto. O tour divulga o CD da Orquestra de Cordas que foi gravado há quatro anos. As apresentações, que receberam apoio da Lei Goyazes, começam em Brasília, seguem para Pirenópolis e encerram em Goiânia. Todos os concertos têm entrada gratuita.

"A ideia da turnê sempre existiu e o que faltavam eram recursos para viabilizar esse sonho. Com a Lei Goyazes conseguimos operacionalizar tudo. Esta é a primeira turnê da orquestra que foi montada para gravar esse CD. É um trabalho diferenciado pois é um grupo pequeno, o que mostra ainda o ineditismo aqui de Goiás", afirmou o diretor artístico e maestro Alessandro Borgomanero.

A Orquestra de Cordas é composta por 15 integrantes da Orquestra Filarmônica de Goiás e professores da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ela foi montada com o objetivo de difundir composições brasileiras para orquestra de cordas e obras para violino com acompanhamento de orquestra. Nas apresentações, o maestro Alessandro rege a orquestra de sua posição e, no lugar da batuta, o violino. "Eu lidero de onde estou como maestro e solista com um instrumento nas mãos. Isso só é possível fazer com repertórios específicos", explica Borgomanero.

No repertório, compositores do cenário nacional: o paranaense Jaime Zenamon que compôs o concerto Katabasis, por ocasião de uma de suas inúmeras vindas a Goiânia para ministrar cursos. Outra peça é a obra de Henrique de Curitiba, renomado compositor recentemente falecido em Londrina e ex-professor de UFG. Completa o repertório a peça Desafio, que conta com outras gravações, mas merece figurar pela excelência no trato das cordas.

O maestro ressaltou ainda que a Camerata foi convidada para fazer um concerto em Uberlândia em novembro de 2018, dentro do projeto “Concertos Tribanco Uberlândia”. Além das gravações no CD, os repertórios específicos estarão disponíveis online em breve.

Local

Cine-Pireneus

Horário

20h00

Voltar à Agenda